A diferença entre os tipos de torras de café acabam pesando no estômago no final do dia / Google Gemini/Imagem Gerada por IA
Continua depois da publicidade
Considerado uma das principais bebidas dos brasileiros, o café é consumido por milhares de pessoas, independentemente da marca ou do tipo.
Só que nem sempre tomá-lo é a melhor escolha, dependendo do organismo de quem o ingere. Nesse cenário, entender os tipos de torra clara ou escura é o que pode auxiliar na escolha ideal.
Continua depois da publicidade
Leia também: Borra de café no vaso sanitário: o truque simples de limpeza que está viralizando
Existem diferentes tipos de torra que auxiliam na intensidade do sabor, na coloração e até nos benefícios da bebida. Alguns deles, inclusive, afetam menos o organismo:
Continua depois da publicidade
Atenção: As altas temperaturas da torra escura prejudicam substâncias como o ácido clorogênico, um potente antioxidante natural do grão.
A decisão é pessoal e deve considerar a sensibilidade do seu sistema digestivo:
O ideal é o café com torra clara. Ele permite aproveitar ao máximo os benefícios nutricionais e antioxidantes, que auxiliam no controle do açúcar no sangue, na sensibilidade à insulina e na saúde do fígado.
Continua depois da publicidade
Se você sofre com azia, queimação ou desconforto, a torra escura é a melhor escolha. O processo de torrefação em altas temperaturas reduz a acidez do grão, tornando a bebida mais fácil de digerir, principalmente se consumida em jejum.