O cerco se fecha contra os ideais de Matteo, transformando a vida do jovem em uma fuga desesperada pelas ruas. Acuado pelas autoridades por suas atividades anarquistas, ele não vê outra saída senão buscar a proteção de seu maior aliado.
Ao lado de Giuliana, o protagonista chega à residência de Francesco suplicando por ajuda, colocando o empresário em uma posição de alto risco ao esconder um homem procurado pela justiça dentro de seus domínios.
No núcleo da fazenda, o clima é de profunda emoção e novos horizontes. Gumercindo, transbordando orgulho, faz questão de acompanhar José Alceu até o colégio, reforçando os laços de sangue ao exigir que o filho jamais esqueça suas origens.
Antes de partir para os estudos, o jovem demonstra sua nobreza de caráter ao pedir a benção de Maria do Socorro, que se encanta com o respeito do rapazinho. Paralelamente, Francesco garante que Tiziu terá as mesmas chances, pagando seus estudos e encarregando Paola de entregar o dinheiro para o enxoval dos meninos nas mãos de Naná.
A felicidade de Naná, no entanto, é rapidamente interrompida por um ultimato de Antenor. Decidido a deixar a vida de cocheiro para trás, ele comunica que conseguiu um emprego para cuidar de uma fazenda e exige que a esposa o acompanhe.
Apesar de temer que a partida seja vista como ingratidão, Naná cede à pressão do marido, que afirma que ela deve segui-lo se realmente for sua mulher. Enquanto isso, na pensão, Dolores mantém sua postura irredutível ao recusar o convite de Hortência e Amadeo para morar com eles, reafirmando sua independência espanhola.
Em busca de dignidade, Anacleto confessa para Inês que não suporta mais a ociosidade e a dependência financeira do genro. Disposta a ajudar o marido, Inês promete interceder junto a Francesco para encontrar uma ocupação para ele.
Ao mesmo tempo, Bartolo retorna de viagem com uma novidade bombástica: trocou sua chácara em Jundiaí por terras no Sul, onde o clima e a presença de outros italianos prometem o sucesso de sua produção de uvas. Leonora, esperançosa, aceita o desafio do marido.
A chegada de Matteo e Giuliana à casa de Francesco, contudo, pode atrair os olhos da polícia para um lugar antes seguro. O risco de uma invasão domiciliar e a iminente prisão do protagonista deixam todos em estado de alerta, prometendo um embate direto com as forças de segurança nos próximos dias.
Confira alguns dos personagens
“Terra Nostra” é uma novela escrita por Benedito Ruy Barbosa, Edilene Barbosa e Edmara Barbosa, com direção artística de Jayme Monjardim.
Relembre os últimos capítulos
Os capítulos de Terra Nostra são fornecidos pela emissora e estão sujeitos a alteração. Acompanhe os resumos das suas novelas favoritas aqui no Diário do Litoral. do Litoral.







