Atriz Tânia Maria interpreta a personagem Dona Sebastiana em 'O Agente Secreto' / Vitrine Filmes/Divulgação
Continua depois da publicidade
A atriz Tânia Maria, de 79 anos, está passando por avaliações médicas para tornar possível sua viagem para acompanhar a cerimônia do Oscar, no dia 15 de março, em Los Angeles, nos Estados Unidos.
Ela ficou conhecida por "roubar a cena" como a personagem Dona Sebastiana no longa "O Agente Secreto", que foi indicado a quatro categorias da premiação e é o favorito como Melhor Filme Estrangeiro.
Continua depois da publicidade
Leia também: De olho no Oscar: Netflix confirma chegada de 'O Agente Secreto' ao catálogo do serviço
Tânia parou de fumar após 65 anos de vício, mas acabou desenvolvendo Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC), que apresenta sintomas como tosse, pigarro e falta de ar.
Continua depois da publicidade
Como o tempo de voo do Brasil para os Estados Unidos costuma chegar a 15 horas, durante o trajeto pode haver diminuição da pressão, da temperatura e da concentração de oxigênio dentro da cabine, o que exige cuidados redobrados.
Diante do tratamento, a pneumologista Zaida Cavalcanti, responsável pelo acompanhamento da atriz, publicou uma foto ao lado dela e divulgou a seguinte legenda: "Ex-tabagista, com muitos anos de exposição ao cigarro, ela me procurou para investigar e tratar a DPOC".
Entretanto, a resposta se Tânia Maria vai estar presente no Oscar 2026 dependerá dos resultados dos exames médicos, que estão previstos para serem divulgados nas próximas semanas.
Continua depois da publicidade
O longa-metragem, um thriller político ambientado em 1977 durante o regime militar no Brasil, acompanha a história de Marcelo (Wagner Moura), um cientista que retorna a Recife, sua cidade natal, e se vê perseguido por agentes da repressão.
O Diário do Litoral disponibilzou a crítica do filme na coluna do Engenharia do Cinema.