Raquel em Vale Tudo / Globo / Fábio Rocha
Continua depois da publicidade
Os bastidores do remake de "Vale Tudo" continuam agitados, mesmo duas semanas após o fim da novela. A atriz Taís Araujo formalizou uma denúncia contra a autora, Manuela Dias, no setor de compliance da Globo, conforme apurou a coluna de Gabriel Vaquer, da Folha de S. Paulo.
A queixa foi protocolada pela esposa de Lázaro Ramos após uma discussão acalorada entre as duas a respeito do desenvolvimento da protagonista, Raquel, interpretada por Taís.
Continua depois da publicidade
O atrito teria começado em agosto, quando Taís Araujo procurou Manuela Dias para manifestar seu descontentamento com os rumos de sua personagem. A atriz alegou que Raquel era mais um exemplo de protagonista negra escrita para sofrer em demasia e que a representação estava aquém do esperado.
Taís relatou ainda que estava sob pressão de entidades do movimento negro, das quais faz parte, que se sentiam decepcionadas com a forma como a personagem era retratada no folhetim. Rumores apontavam sua decepção com o novo desenrolar da personagem.
Continua depois da publicidade
A discordância entre Taís e Manuela escalou para uma forte discussão de cunho profissional. A atriz, então, decidiu levar o caso ao compliance da Globo, não apenas como uma queixa pessoal, mas com o objetivo de incentivar a emissora a debater e aprimorar a forma como pessoas negras são retratadas em suas obras de ficção.
Além da questão racial, houve reclamações sobre o "apagamento" de Raquel na trama, que, conforme noticiado em setembro, apareceu em poucas cenas, muitas delas dedicadas a ações de merchandising envolvendo o restaurante Paladar.
Confira imagens da Raquel na galeria abaixo.
Continua depois da publicidade
A denúncia de Taís ocorreu antes de sua entrevista à revista Quem, em agosto, na qual ela tornou pública sua insatisfação com os rumos da personagem. Chateada com o teor da fala, especialmente o ponto que envolvia a questão racial, Manuela Dias também apresentou uma queixa contra Taís no compliance da Globo, alegando quebra do código de ética da empresa.
A autora se sentiu particularmente incomodada por ter a questão racial levantada contra ela, visto que tem participação ativa no movimento negro e é autora do filme "Malês", lançado em outubro, que narra a história da Revolta dos Malês, um dos maiores levantes de escravizados na história do Brasil.
Desde o episódio, Taís e Manuela não se falam. Pessoas próximas à atriz garantem que a motivação não é pessoal, mas sim a busca por uma mudança cultural dentro da Globo sobre a representação do negro em suas novelas.
Continua depois da publicidade
Apesar da polêmica nos bastidores e do descontentamento manifestado por alguns atores, como Luís Melo (Bartolomeu), que "esperava mais" da produção, "Vale Tudo" teve uma audiência satisfatória e se tornou a novela de maior faturamento na história da Globo.
Procuradas pelo colunista, Taís Araujo e a Globo optaram por não comentar o assunto. Já Manuela Dias não respondeu aos contatos. A reportagem apurou que as queixas de ambas as partes ainda estão sob investigação do setor de compliance da emissora.