Aparelho conta com uma tela deslizante e dois gatilhos na parte traseira, sob os quais estão "escondidos" os botões de ação / Divulgação
Continua depois da publicidade
Enquanto consoles portáteis como o PSP começavam a surgir no mercado e fazer sucesso, algumas empresas perceberam que os aparelhos celulares poderiam se tornar plataformas para jogos. Nesse cenário, nasceu o Sony Xperia Play.
Como todos sabemos o resultado dessa empreitada, assim como o próprio PSP, a Anbernic, uma das fabricantes de consoles retrô mais conhecidas do mercado, lançou o Anbernic RG Slide, claramente inspirado no aparelho da Sony.
Continua depois da publicidade
Com um visual retrô e um design bastante familiar, o aparelho conta com uma tela deslizante e dois gatilhos na parte traseira, sob os quais estão “escondidos” os botões de comando.
A tela de 4,7 polegadas oferece uma taxa de atualização de 120 Hz. Os alto-falantes estéreo estão localizados em ambos os lados da tela, permitindo o uso confortável sem a necessidade de fones de ouvido.
Continua depois da publicidade
Ainda assim, o console aceita conexões via Bluetooth e possui entrada para fones de ouvido de 3,5 mm.
Caso o monitor integrado não seja suficiente, o RG Slide oferece uma saída de vídeo que permite a conexão com um monitor externo, por meio de um cabo USB tipo C para DisplayPort, com resolução Full HD.
Na parte técnica, o aparelho é equipado com um processador Unisoc T820, GPU Mali-G57, 8 GB de RAM e 128 GB ou 256 GB de armazenamento interno, expansível até 2 TB com cartão de memória.
Continua depois da publicidade
Com essa capacidade, o dispositivo pode armazenar cerca de 3.000 jogos em sua memória interna.
Além disso, o console conta com conectividade Wi-Fi, bateria de 5.000 mAh com autonomia de cerca de seis horas e carregamento via USB-C, com tempo estimado de três horas para carga completa.
O Anbernic RG Slide também traz recursos de inteligência artificial, como diálogos inteligentes, tradução em tempo real, geração de imagens a partir de texto, entre outras funcionalidades.
Continua depois da publicidade
Pensado para os fãs de games retrô, sua resolução foi projetada para atender às seguintes plataformas, pixel por pixel:
PS2, Wii, NGC, DC (640x480): renderizados com escala de 2x
PS1, N64 (320x240): renderizados com escala de 4x
Continua depois da publicidade
SMS (256x192): renderizados com escala de 5x
Jogos de arcade: exibidos com renderização fiel aos pixels originais
Sem previsão de lançamento no Brasil, o Anbernic RG Slide está disponível apenas na China, por meio do site oficial da fabricante ou pela AliExpress. Os modelos podem ser encontrados nas cores preta ou branca.
Continua depois da publicidade
Ao longo dos anos, a Baixada Santista tem sido um celeiro de grandes nomes ligados à arte e ao desenvolvimento de tecnologia. Agora, a região caminha a passos largos no setor de videogames.
Segundo dados da Associação Brasileira de Games e da Newzoo, o mercado dos jogos digitais movimenta cerca de R$ 14 bilhões todos os anos. O setor ainda emprega mais de 13 mil profissionais.
Além disso, o Porto de Santos chegou a servir como cenário para o game "Street Figher". O espaço se tornou presente nas lutas com o carateca Sean Matsuda, aluno do famoso e segundo rosto da franquia, Ken Masters.
Continua depois da publicidade