No Brasil, o eclipse não será visível de forma direta. / Freepik
Continua depois da publicidade
No dia 2 de agosto de 2027, parte do planeta vai presenciar um dos eventos astronômicos mais impressionantes da era moderna: um eclipse solar total de longa duração, com mais de seis minutos de escuridão completa em plena luz do dia. Segundo a NASA, esse será o maior eclipse solar do século XXI.
A expectativa é de um espetáculo raro, que poderá ser observado ao vivo por milhões de pessoas ao redor do mundo, dependendo da localização.
Continua depois da publicidade
A faixa de totalidade, ou seja, onde a Lua cobrirá completamente o Sol, passando o céu da luz à escuridão por alguns minutos, se estenderá por vários países da Europa, norte da África e Oriente Médio.
Durante os mais de seis minutos de escuridão total, o céu se tornará escuro como à noite, as temperaturas podem cair de forma brusca e até os animais podem reagir como se o dia tivesse acabado.
Continua depois da publicidade
Embora a totalidade do eclipse só possa ser observada em países específicos, outras regiões também poderão ver o fenômeno de forma parcial, quando a Lua cobre apenas parte do Sol.
Chuva com 100 meteoros por hora encantará até quem nunca olhou para o céu nesta terça
A Europa como um todo, a maior parte da África, o sul da Ásia e até regiões do Oriente Médio poderão observar um eclipse parcial, ainda impressionante, mas sem o efeito completo de escuridão total.
Continua depois da publicidade
No Brasil, o eclipse não será visível de forma direta. A trajetória da sombra da Lua não alcançará as Américas, ou seja, nenhuma parte do país poderá ver o fenômeno nem parcial nem total.
No entanto, brasileiros interessados poderão acompanhar a transmissão do eclipse por meio de lives de observatórios internacionais, coberturas da NASA e canais especializados em astronomia, como:
Eclipses totais do Sol não são tão frequentes, e os que duram mais de seis minutos são ainda mais raros. Para efeito de comparação, a média de duração de um eclipse total costuma ficar entre 2 e 4 minutos.
Continua depois da publicidade
Esse fenômeno de 2027 terá uma das maiores durações do século, com escuridão total visível por até 6 minutos e 23 segundos em algumas regiões.
Apesar de o eclipse de 2027 não ser visível no país, outros eventos astronômicos estão no radar para os próximos anos:
Para os apaixonados por astronomia ou viajantes dispostos a vivenciar um momento único, viajar até o sul da Espanha ou norte da África pode ser a melhor opção.
Continua depois da publicidade
Além de belíssimos destinos, esses locais estarão na rota direta da totalidade e vão oferecer uma experiência inesquecível, literalmente, como se o Sol fosse apagado no meio do dia.