Variedades

'Sexta-Feira 13' é o dia ideal para conhecer os bastidores deste clássico que nasceu sem orçamento

Considerado um dos maiores clássicos do cinema, o primeiro longa possui algumas histórias bem curiosas de seus bastidores

Gabriel Fernandes

Publicado em 13/02/2026 às 11:10

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

'Sexta-Feira 13' é considerado uma das principais franquias de terror do cinema / Paramount Pictures/Divulgação

Continua depois da publicidade

Hoje é sexta-feira 13; curiosamente, é o dia ideal para ver um dos grandes clássicos do cinema com o mesmo nome da respectiva data. Lançada em 1979, a produção possui diversas histórias bastante curiosas em seus bastidores, que envolvem o anúncio do projeto sem que houvesse um orçamento para sair do papel.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Estrelada por nomes como Betsy Palmer, Adrienne King, Jeannine Taylor e Kevin Bacon, a produção gira em torno de um grupo de adolescentes que decide reabrir o acampamento Crystal Lake, que estava fechado há mais de 20 anos.

Continua depois da publicidade

Leia Também

• Tânia Maria trata saúde pulmonar para representar o Cinema Nacional no Oscar 2026

• Falta de noção no cinema: Os comportamentos polêmicos que estão tirando a paz do público

Embora o local seja considerado "amaldiçoado", os sete jovens e o proprietário não dão bola, até que, conforme os procedimentos para a reabertura avançam, cada um deles passa a ser assassinado.

Leia também: 31 Anos de adrenalina e milkshake onde 'Pulp Fiction' desbancou favoritos e mudou o cinema

Continua depois da publicidade

Orçamento zero

Influenciado pelo trabalho de John Carpenter na franquia "Halloween", o cineasta Sean Cunningham resolveu colocar na cabeça que o projeto seria um sucesso, mesmo sem ter sequer um orçamento para arcar com os custos da produção.

Então, ele resolveu divulgar em um anúncio na edição de 4 de julho de 1979 da Variety o logo da franquia explodindo através de um vidro. Mesmo que já existisse um escopo da produção, ele ainda não havia fechado o investimento.

A situação se tornou mais tensa, pois ele havia anunciado que o filme chegaria aos cinemas naquele mesmo ano. Como todos sabem, a ideia inusitada acabou funcionando, pois ele custou cerca de US$ 550 mil e arrecadou quase US$ 40 milhões mundialmente.

Continua depois da publicidade

MacGyver dos efeitos visuais

Por se tratar de uma produção de baixo orçamento, onde a criatividade era a escolha plausível, Tom Savini foi o responsável por cuidar dos efeitos visuais do longa.

Na companhia de seu assistente, Taso Stavrakis, usava fornos de pizza do próprio acampamento onde o longa foi filmado — que, inclusive, existe até hoje — para auxiliar no preparo das próteses de látex usadas nas cenas dos assassinatos.

Leia também: Fuga do Samba: selecionamos filmes intensos para quem prefere maratonar no conforto do Carnaval

Continua depois da publicidade

Só que, claro, houve alguns desafios durante o processo. Principalmente na cena envolvendo o icônico assassinato do personagem de Kevin Bacon: para que isso funcionasse, o ator precisou se espremer debaixo da cama e passar a cabeça através de um buraco cenográfico.

Para simular que estava deitado, ele precisou encaixar a sua cabeça em uma prótese de látex que imitava o pescoço. Essa ação demorou horas para ser concretizada e foi extremamente desconfortável para Bacon.

O próprio Savini também estava deitado embaixo da cama para empurrar a flecha para cima. Ao começarem a gravar a cena, a bomba de sangue falso desencaixou. Para evitar que tudo tivesse de ser refeito, Stavrakis pegou a mangueira e assoprou para que o sangue pudesse sair, salvando a cena.

Continua depois da publicidade

Onde assistir?

"Sexta-Feira 13" está disponível em DVD, Blu-Ray e na plataforma da HBO Max.

Conteúdos Recomendados

©2026 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software