Esses segredos conseguem não apenas deixar o purê mais cremoso, mas também saboroso / Pixabay/Pexels
Continua depois da publicidade
Ao realizar um purê de batatas, muitos se atentam às formas mais simples de prepará-lo, que são adicionar leite ou manteiga. No entanto, existe um segredo que pode transformar o acompanhamento e lhe dar um destaque maior na hora de servir.
Com essas possibilidades no preparo, é possível obter não apenas uma versão mais cremosa do prato, mas também mais macia ao ser provada.
Continua depois da publicidade
Inclusive, uma cidade brasileira é conhecida por produzir 8 mil sacas de batatas por ano.
Esse método deve ser realizado com a batata ainda quente. É importante não deixá-la esfriar para fazer esse procedimento.
Continua depois da publicidade
Quando isso acontece, o amido se modifica e o resultado pode ficar empelotado. É indicado amassar imediatamente após escorrer a água, usando espremedor ou peneira para garantir uma textura uniforme. Quanto mais lisa a batata ficar, mais cremoso será o purê.
Esse é um dos grandes responsáveis por trazer maciez e uma sensação cremosa ao purê, sem a necessidade de muita manteiga. Além disso, adiciona um toque de sabor especial e pode ser usado em pequenas quantidades.
Caso queira, adicionar pequenas quantidades de creme de ricota ou iogurte natural no final também é uma opção válida, pois eles trazem leve acidez, ajudam na cremosidade e substituem bem os laticínios mais gordurosos. O segredo para que funcionem é misturar aos poucos até chegar à textura desejada.
Continua depois da publicidade
Ao invés de mexer com a colher, pode-se usar um fouet para incorporar ar ao purê. Esse movimento deixa a textura mais fofa e leve, como uma mousse salgada. No entanto, não se deve usar o liquidificador, mas sim bater rapidamente, para não liberar excesso de amido e deixar o purê "elástico".