Variedades
Pesquisas mostram que atividades curtas e intensas podem ser tão eficazes quanto longos treinos de academia. Saiba como montar o seu circuito em casa, sem precisar de equipamentos
 
						O treino rápido que cabe na sua rotina e acelera a queima de gordura / Reprodução/Pexels
Continua depois da publicidade
Para muitas pessoas, encontrar tempo para se exercitar é mais difícil do que parece. No entanto, a ciência mostra que treinos curtos e intensos podem ser altamente eficazes para aumentar o gasto calórico e melhorar o condicionamento físico.
Além da prática regular de exercícios, uma boa perda de gordura depende de manter um déficit calórico consistente ao longo do tempo ou seja, gastar mais energia do que se consome.
Continua depois da publicidade
A boa notícia é que 15 minutos de exercícios simples, feitos em casa e sem equipamentos, já são suficientes para gerar resultados expressivos.
A eficácia dos treinos rápidos está ligada a um fenômeno chamado EPOC (Consumo Excessivo de Oxigênio Pós-Exercício), também conhecido como efeito afterburn. Durante atividades intensas, como circuitos funcionais, o corpo entra em um “déficit de oxigênio”. Após o treino, o metabolismo continua acelerado, queimando mais calorias mesmo em repouso.
Continua depois da publicidade
Leia também, cinco passos simples para melhorar sua saúde
Movimentos leves, como marcha estacionária e rotações de braços e pernas.
Realize cada um dos cinco exercícios abaixo por 45 segundos, com 15 segundos de descanso entre eles. Complete o circuito duas vezes.
Continua depois da publicidade
Caminhada leve e alongamentos suaves para reduzir gradualmente a frequência cardíaca.
Confira abaixo cinco exercícios para começar a treinar em casa sem gastar:
Fortalece pernas e glúteos. Mantenha as costas retas e agache como se fosse sentar em uma cadeira, mantendo os joelhos alinhados aos pés.
Continua depois da publicidade
Trabalha peito, ombros e tríceps. Mantenha o corpo reto e o abdômen contraído. Se for difícil, apoie os joelhos no chão.
Fortalece o core. Apoie-se nos antebraços e na ponta dos pés, mantendo o corpo alinhado, sem deixar o quadril cair ou subir.
Exercita pernas e glúteos, além de melhorar o equilíbrio. Dê um passo à frente, flexione os joelhos a 90 graus, retorne e alterne as pernas.
Continua depois da publicidade
Um clássico exercício cardiovascular, ideal para manter a frequência cardíaca elevada durante todo o circuito.
Quer mais ideias de treinos? Confira no vídeo do Aurélio Alfieri
Continua depois da publicidade