Saúde

Você nunca está sozinho: conheça o inquilino que vive na sua pele

A espécie vive em simbiose com os humanos há milhares de anos e pode entrar em extinção

Nathalia Alves

Publicado em 26/09/2025 às 16:17

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Você nunca está sozinho conheça o inquilino que vive na sua pele3 / Reprodução/IA

Continua depois da publicidade

Enquanto você come, estuda, cozinha, corre e até mesmo toma banho, nunca está totalmente sozinho. Literalmente. Há um ser microscópico vivendo na sua pele: o Demodex, um ácaro que habita principalmente o rosto, os cílios e as sobrancelhas.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Esses ácaros, que medem entre 0,15 e 0,4 milímetros, vivem nos folículos capilares e se alimentam de secreções oleosas. Durante a noite, tornam-se mais ativos, embora invisíveis a olho nu. Longe de serem apenas parasitas, eles cumprem uma função útil: ajudam a limpar os poros em troca de melatonina, hormônio que os mantém nutridos.

Continua depois da publicidade

Leia Também

• Ela foi eleita a 'menina mais bonita do mundo' em 2007; veja como está hoje

• Estátua de Pelé é reinaugurada em famoso píer do litoral de SP

• Veja 3 alimentos ideais para regenerar a flora intestinal e fortalecer o organismo

Risco de extinção

Uma pesquisa coordenada pela professora de biologia invertebrada Alejandra Perotti aponta para o risco de extinção dos Demodex devido à erosão do genoma, resultado da vida simbiótica e da baixa diversidade genética. Sem predadores ou ameaças externas, eles não sofrem pressões seletivas, o que pode levar ao desaparecimento da espécie.

Ainda assim, segundo a bióloga, os humanos conseguiriam se adaptar à ausência desses ácaros. "Eles são muito pequenos e fofos. Não há nada de preocupante em tê-los. Eles limpam nossos poros e os mantêm em ordem", afirmou Perotti à BBC Radio 1 Newsbeat. "Fique feliz por ter uma pequena criatura microscópica vivendo com você, pois ela não causa nenhum dano."

Continua depois da publicidade

O estudo mostra como a relação entre humanos e Demodex é próxima, mas também revela que esses ácaros possuem o menor número de genes já registrado entre insetos, aracnídeos e crustáceos.

Demodex mites são organismos microscópicos que habitam a pele humana -  Science Photo Library.
Demodex mites são organismos microscópicos que habitam a pele humana - Science Photo Library.
Uma superpopulação pode estar associada a quadros de rosácea, blefarite, acne ou queda dos cílios. Para evitar, o recomendado é manter uma boa rotina de higiene - Pexels
Uma superpopulação pode estar associada a quadros de rosácea, blefarite, acne ou queda dos cílios. Para evitar, o recomendado é manter uma boa rotina de higiene - Pexels
Estão em risco de extinção devido à baixa diversidade genética - University of Reading
Estão em risco de extinção devido à baixa diversidade genética - University of Reading
Habitam principalmente o rosto, os cílios e as sobrancelhas - Pexels
Habitam principalmente o rosto, os cílios e as sobrancelhas - Pexels

Quando podem causar problemas

Em condições normais, eles não provocam danos. Porém, uma superpopulação pode estar associada a quadros de rosácea, blefarite, acne ou queda dos cílios. Fatores como pele oleosa, idade avançada ou baixa imunidade favorecem sua proliferação. O diagnóstico é feito por raspagem da pele, e o tratamento inclui o uso de acaricidas tópicos.

Mesmo assim, especialistas ressaltam que a responsabilidade por problemas de pele não deve ser atribuída apenas aos ácaros, mas sim ao estado do sistema imunológico.

Continua depois da publicidade

Para a maioria das pessoas saudáveis, não há motivo de preocupação. Manter uma rotina de higiene adequada e procurar um dermatologista em caso de irritações é a recomendação. Em 2023, a Administração de Alimentos e Medicamentos dos Estados Unidos (FDA) aprovou o uso de colírios específicos para tratar inflamações relacionadas aos Demodex, oferecendo novas alternativas terapêuticas.

Mais Sugestões

Conteúdos Recomendados

©2025 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software