Vai começar a vacinação contra a dengue em todo o país / Fábio Pozzebom/Agência Brasil
Continua depois da publicidade
O governo federal definiu que a nova vacina brasileira contra a dengue, produzida pelo Instituto Butantan, terá como prioridade inicial os trabalhadores da saúde e os adultos mais velhos.
A estratégia, divulgada em 9 de dezembro de 2025, prevê que as primeiras 1,3 milhão de doses da Butantan-DV — a primeira vacina de dose única contra a dengue produzida no país — sejam destinadas a profissionais da Atenção Primária, como médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, agentes comunitários de saúde e de endemias que atuam nas unidades básicas e em visitas domiciliares.
Continua depois da publicidade
Na sequência, a imunização será estendida gradualmente para adultos de 50 a 59 anos, começando pelos mais velhos dentro dessa faixa etária e avançando conforme a produção permitir.
A vacina foi aprovada pela Anvisa em 26 de novembro de 2025 para uso em pessoas de 12 a 59 anos, e teve seu registro publicado no Diário Oficial da União em 8 de dezembro de 2025, o que libera oficialmente a sua produção e oferta pelo SUS.
Continua depois da publicidade
A previsão do Ministério da Saúde é iniciar a aplicação até o fim de janeiro de 2026, enquanto um novo estudo clínico específico com pessoas acima de 60 anos deve começar no início de 2026 para avaliar a ampliação da faixa etária recomendada.