Saúde

Setembro Verde: Santos intensifica conscientização sobre doação de órgãos e tecidos

Prefeitura prepara uma extensa programação para a Campanha Setembro Verde; atualmente, mais de 50 mil pessoas estão na fila por um transplante

Luana Fernandes

Publicado em 02/09/2022 às 14:02

Atualizado em 02/09/2022 às 14:22

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Mais de 50 mil pessoas aguardam na fila por um transplante / Divulgação

Continua depois da publicidade

Reconhecida pelo trabalho de conscientização da importância da doação de órgãos e tecidos, Santos prepara uma extensa programação para a Campanha Setembro Verde, que visa intensificar essas ações. Afinal, mais de 50 mil pessoas estão na fila por transplantes no Brasil.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

“Percebemos que as pessoas ainda desconhecem seu direito em ser doador de órgãos e as famílias ainda conversam pouco sobre o tema”, avalia Danielle Caliani Barbosa Machado, chefe da Seção de Captação de Órgãos e Tecidos (Secapt) da Secretaria de Saúde.

Continua depois da publicidade

Leia Também

• Setembro Amarelo: campanha destaca importância da saúde mental

• Setembro começa com mais de 150 vagas de emprego na Baixada Santista

Além de atuar nos hospitais e unidades de pronto atendimento que pertencem ao Município, a Secapt também realiza ações educativas junto a profissionais de saúde, escolas, universidades, clubes de serviços, associações e comunidade em geral ao longo do ano. Em setembro, porém, o objetivo é atingir ainda mais pessoas.

Um dos pontos altos da programação é a volta da Caminhada Pela Vida, no dia 17 de setembro, que não ocorria desde 2019, por causa da pandemia de covid-19. A concentração inicia às 9h30, na Praça das Bandeiras, na orla do Gonzaga. Os caminhantes seguem até a Av. Conselheiro Nébias (praia do Boqueirão). Qualquer pessoa que se identifique com a causa pode participar, usando, preferencialmente, camiseta na cor verde.

Continua depois da publicidade

Nos dias 21 e 28 de setembro, às 14h, o Museu da Imagem e do Som de Santos (Av. Pinheiro Machado, 48 – térreo) exibe o filme “Uma segunda chance para o amor”. A sessão de cinema é gratuita e aberta a qualquer interessado.

A campanha também marcará presença constante nas ruas por meio de comunicação nas janelas traseiras dos ônibus (busdoor) e nos painéis digitais nas praças. O viaduto Paulo Gomes Barbosa, na entrada de Santos, também receberá iluminação verde alusiva à Campanha.

Quem quiser saber mais sobre doação de órgãos pode assistir à live da Secapt, no dia 15 de setembro, às 19h30, em parceria com o Instituto Deixe Vivo, via Zoom. O tema é “Conversa com possível família doadora: como é a abordagem, o que é falado, quais são os critérios?”.

Continua depois da publicidade

Simpósio, palestras e cursos voltados aos profissionais de saúde complementam a programação, além da participação de Santos no 2º Encontro Estadual das Comissões Intra-Hospitalares de Transplantes do Estado de São Paulo, ocasião em que a Secapt será homenageada.

Saiba mais sobre o trabalho da Secapt e tire dúvidas sobre a doação de órgãos e tecidos no site da Prefeitura de Santos.

 

Continua depois da publicidade

PROGRAMAÇÃO SETEMBRO VERDE
(sujeita a alterações)

 

31/8 – 17h – Sensibilização sobre doação de órgãos e tecidos junto ao Grupo Esperança
2/9 – Secapt será premiada no II Encontro Estadual das Comissões Intra-Hospitalares de Transplantes do Estado de São Paulo
3/9 – Secapt participa de palestras no II Encontro Estadual das Comissões Intra-Hospitalares de Transplantes do Estado de São Paulo
5 e 12/9 – 15h -  Sensibilização sobre doação de órgãos e tecidos junto aos profissionais da Seção de Atendimento Domiciliar da Prefeitura de Santos
13/9 – 20h – Treinamento para profissionais de saúde sobre doação de córneas – Complexo Hospitalar dos Estivadores
14/9 – 9h - Simpósio Setembro Verde (local a confirmar)
14/09 – 20h – Treinamento para profissionais de saúde sobre doação de córneas – Complexo Hospitalar dos Estivadores
15/9 – 16h - Treinamento para profissionais de saúde sobre doação de córneas – Complexo Hospitalar dos Estivadores
15/9 – 19h30 - Live com o Instituto Deixe Vivo via Zoom, com o tema: “Conversa com possível família doadora: como é a abordagem, o que é falado, quais são os critérios?”
16/09 – 15h - Treinamento para profissionais de saúde sobre doação de córneas – Complexo Hospitalar dos Estivadores
17/9 – 9h - Caminhada Pela Vida – Concentração na Praça das Bandeiras (Praia do Gonzaga)
19/9 – 15h – Treinamento on-line para profissionais de saúde com o médico Reginaldo Boni sobre detecção de potenciais doadores e identificação da morte encefálica. Às 16h, avaliação clínica e laboratorial e validação dos potenciais doadores.
20/09 – 15h - Treinamento on-line para profissionais de saúde com o médico Reginaldo Boni sobre detecção de potenciais doadores e identificação da morte encefálica. Às 16 h, avaliação clínica e laboratorial e validação dos potenciais doadores.
21/9 – 14h – Sessão de cinema no Miss “Uma segunda chance para o amor”
27/9 – 15h – Treinamento on-line para profissionais de saúde com o médico Reginaldo Boni sobre detecção de potenciais doadores e identificação da morte encefálica. Às 16 h, avaliação clínica e laboratorial e validação dos potenciais doadores.
27/9 – 19h - Palestra na Universidade Metropolitana de Santos (Unimes) aos alunos dos cursos de Biomedicina e Enfermagem
28/9 – horário a definir - Treinamento para profissionais de saúde sobre o processo de doação de órgãos – UPA Central
28/9 – 14h – Sessão de cinema no Miss “Uma segunda chance para o amor”
29/9 – Evento presencial sobre doação de órgãos e religião – local a confirmar

Continua depois da publicidade

Mais Sugestões

Conteúdos Recomendados

©2025 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software