X

Saúde

Saúde de Cubatão passa a oferecer consultas por teleatendimento

Serviço será inaugurado nesta segunda-feira (4), às 15h, no Centro Integrado de Saúde

Da Reportagem

Publicado em 04/12/2023 às 21:15

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Agendamento será feito nas próprias unidades de Saúde dos bairros, de acordo com a estratégia inicial do médico de família e os encaminhamentos necessários / Freepik

A Secretaria de Saúde de Cubatão passa a oferecer teleconsultas, uma alternativa para facilitar o acesso a especialidades por meio de tecnologia segura e comunicação online. A sala do teleatendimento será inaugurada nesta segunda-feira (4), no Centro Integrado de Saúde (CIS), onde serão feitas as consultas com especialistas de maneira remota (rua Pedro José Cardoso, 238).

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.


O agendamento será feito nas próprias unidades de Saúde dos bairros, de acordo com a estratégia inicial do médico de família e os encaminhamentos necessários. Com o agendamento prévio, o paciente deverá ir até ao CIS, na antiga policlínica, onde ocorrerá a sessão. Durante a consulta, o paciente será acompanhado por uma profissional de enfermagem para auxiliar o contato. No mais, o serviço funciona como uma consulta normal, o paciente deve levar os exames, encaminhamentos e documentos necessários.

Incialmente, serão 8 teleconsultas por período, reunindo as seguintes especialidades: gastrologia, neurologia, reumatologia, urologia e cardiologia pediátrica.

“A adoção do teleatendimento faz parte da estratégia da Secretaria de Saúde de Cubatão de ampliação da oferta de médicos especialistas. Sem prejuízo da qualidade, esse atendimento oferece uma alternativa para a manutenção básica de serviços, a facilidade de acesso a especialistas e economicidade, garantindo assim a ampliação de vagas com assistência de qualidade e economicidade”, avalia a secretária de Saúde Andréa Pinheiro Lima.

“É importante ressaltar que a telemedicina do SUS no Município de Cubatão é uma iniciativa que permitirá o acesso a médicos especialistas com qualidade, rompendo a barreira geográfica”, afirma Estela Santana, superintendente de Atenção Primária à Saúde de Cubatão da Sociedade Brasileira Caminho de Damasco, que administra a Atenção Primária.

O teleatendimento é o exercício profissional mediado por tecnologias para fins de assistência, pesquisa, prevenção de doenças e lesões e promoção de saúde. Durante muitos anos, discutiu-se a respeito da prática. O atendimento a distância ganhou força durante a pandemia da COVID-19 e a consequente necessidade de isolamento social. Por conta disso, esse modelo passou a ser liberado, em caráter excepcional, pelo Ministério da Saúde. Porém, desde novembro de 2022, o Senado Federal aprovou a regulamentação da teleconsulta para todos os profissionais da saúde.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Polícia

Tarcísio nega volta da Operação Escudo após desaparecimento de PM

A informação da volta da operação tinha sido confirmada ontem pelo porta-voz da Polícia Militar, Emerson Massera

Diário Mais

Rodovia dos Imigrantes tem estrada 'oculta' e cachoeira magnífica

Porém, é importante dizer que a visitação ao local é proibida, mesmo com algumas pessoas postando fotos e vídeos lá

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter