Saúde
Iniciativa, viabilizada com recursos da Prefeitura de Santos, destinada por emenda parlamentar da vereadora Telma de Souza, também atenderá a população em situação de rua
Iniciativa é viabilizado a partir de recursos da Prefeitura de Santos, destinados por emenda parlamentar da vereadora Telma de Souza / Francisco Arrais/PMS
Continua depois da publicidade
A Paróquia Nossa Senhora da Assunção e o Santuário Santo Antônio do Valongo iniciaram, na última terça-feira (9), o Projeto Humana.Mente, que oferece atendimento psicológico gratuito à comunidade, de terça a sexta-feira, em dois períodos, mediante a agendamento. O serviço também atenderá a população em situação de rua e foi aberto durante a campanha Janeiro Branco, mês alusivo à saúde mental. A iniciativa é viabilizado a partir de recursos da Prefeitura de Santos, destinados por emenda parlamentar da vereadora Telma de Souza.
Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.
O atendimento é voltado a homens e mulheres, a partir dos 18 anos, independente do seu credo religioso. Na Paróquia Nossa Senhora da Assunção (Largo São Bento, s/n – Morro São Bento), o atendimento ocorre na própria paróquia, de terça a sexta-feira, em três horários: 9, 10 e 11 horas, mediante a agendamento direto com a psicóloga Luciana Ribela, por WhatsApp ou ligação no número (13) 98180-2467.
Continua depois da publicidade
Já no Santuário Santo Antônio do Valongo (Largo Marquês de Monte Alegre, 13 – Valongo), o serviço também funciona de terça a sexta-feira, mas no período vespertino: às 14, 15 e 16 horas. Todas as pessoas interessadas no atendimento devem agendar previamente com a psicóloga.
Acolhimento à população em situação de rua
Ainda no Santuário, o atendimento psicológico gratuito também acolherá pessoas em situação de rua. Os munícipes serão encaminhados pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social ou receberão abordagem direta no entorno do Valongo e Centro.
Continua depois da publicidade
Janeiro Branco
De acordo com o Instituto Federal da Paraíba (IFPB), a Campanha Janeiro Branco surgiu no Brasil em 2014 e este ano o lema principal é "o mundo pede saúde mental". A frase é um alerta para a maior visibilidade de problemas emocionais a partir da pandemia, que resultou no aumento dos diagnósticos de doenças psíquicas. O IFPB pontua que os traumas gerados pelo luto e a vulnerabilidade passaram a ser mais frequentes e explicam o aumento.
Projeto Humana.Mente
Continua depois da publicidade
O Projeto Humana.Mente é oriundo de Belo Horizonte, capital de Minas Gerais, e tem como base a psicologia social e comunitária, com o objetivo de levar atendimento terapêutico gratuito à população que não possui poder aquisitivo para cuidar de sua saúde mental. O Santuário e a Paróquia são os primeiros polos da iniciativa na Baixada Santista.
Curiosidade
A Paróquia Nossa Senhora da Assunção é matriz do Santuário do Valongo e de outras comunidades, conhecidas popularmente como capelas: Comunidade Nossa Senhora da Penha (Morro da Penha), Comunidade São José Operário (Morro do Saboó) e Capela Nossa Senhora do Desterro (dentro do Museu de Arte Sacra de Santos/Mosteiro de São Bento, no Morro São Bento).
Continua depois da publicidade
Serviço
Atendimento Psicológico na Paróquia
De terça a sexta-feira, às 9, 10 e 11 horas
Continua depois da publicidade
Local: Paróquia Nossa Senhora da Assunção (Largo São Bento, s/n – Morro São Bento)
Atendimento Psicológico no Santuário
De terça a sexta-feira, às 14, 15 e 16 horas
Continua depois da publicidade
Local: Santuário Santo Antônio do Valongo (Largo Marquês de Monte Alegre, 13 – Valongo)