Saúde

Remédios vencidos não podem ser descartados no lixo

Medicamentos são fabricados com substâncias químicas que, caso sejam descartados indevidamente, podem contaminar o meio ambiente

Da Reportagem

Publicado em 19/10/2017 às 13:30

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Remédios vencidos não podem ser descartados no lixo / Divulgação

Continua depois da publicidade

Sabe aquele remédio guardado no fundo da sua gaveta com a validade vencida? Obviamente, consumi-lo pode ser prejudicial à saúde. Mas, é preciso estar atento porque ele não pode ser descartado no lixo comum ou com os produtos recicláveis.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Medicamentos são fabricados com substâncias químicas que, caso sejam descartados indevidamente, podem chegar ao meio ambiente e contaminar, por exemplo, a agua que bebemos ou os animais que dela dependem, como peixes.

Continua depois da publicidade

Há ainda o risco de, no lixo doméstico, os remédios vencidos serem consumidos por terceiros, o que pode trazer consequências imprevisíveis à saúde.

Em Santos, conforme a legislação municipal (com base na Política Nacional de Resíduos Sólidos), todas as unidades da rede pública de saúde, hospitais e farmácias devem receber os medicamentos descartados para que, posteriormente, sejam incinerados. Os endereços das unidades municipais podem ser conferidos no site da ­prefeitura.  

Continua depois da publicidade

Multas

O descarte irregular de remédios está sujeito a multas a partir de R$ 1 mil - punições que também podem ser aplicadas aos estabelecimentos que se recusarem a receber estes produtos.
Denúncias podem ser passadas à Ouvidoria pelo telefone 0800-112056, e-mail ou pessoalmente das 8h às 18h, na Praça Mauá s/nº, térreo, Centro.

Campanha

Com o objetivo de conscientizar a população sobre o assunto, a Prefeitura vai iniciar a campanha ‘Descarte seu medicamento com ­segurança’.
A iniciativa será divulgada nos equipamentos municipais e meios de comunicação da Prefeitura sobre a forma correta e os locais para descarte dos remédios.

Mais Sugestões

Conteúdos Recomendados

©2025 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software