Segundo o estudo, cada porção de refrigerante adoçado com aspartame pode reduzir até 12 minutos de vida / Pexels
Continua depois da publicidade
Um estudo recente da Universidade de Michigan (EUA) trouxe um alerta importante para quem consome bebidas adoçadas artificialmente: cada lata de refrigerante pode reduzir minutos preciosos da sua vida.
A pesquisa, publicada em revistas científicas internacionais, revela os impactos do consumo de aspartame na saúde e como isso afeta diretamente a expectativa de vida.
Continua depois da publicidade
Segundo o estudo, cada porção de refrigerante adoçado com aspartame pode reduzir até 12 minutos de vida, enquanto alimentos ultraprocessados como cachorros-quentes podem cortar até 36 minutos.
Veja também: Bebida 'queridinha e saudável' pode causar sérios danos ao organismo e levar ao óbito
Continua depois da publicidade
O aspartame, adoçante artificial descoberto em 1965 e cerca de 200 vezes mais doce que o açúcar, foi classificado pela OMS em 2023 como possivelmente cancerígeno para humanos.
Além disso, pesquisas indicam que ele pode prejudicar a flora intestinal e estar associado a ansiedade e outros efeitos adversos à saúde.
O adoçante interfere no organismo de diferentes maneiras:
Continua depois da publicidade
Esses efeitos cumulativos explicam a redução significativa da expectativa de vida em consumidores regulares.
Veja também: Viciado em refrigerante? Veja 5 passos para diminuir o consumo
Nem tudo está perdido: a pesquisa também identificou alimentos que podem reverter ou minimizar os danos dos ultraprocessados.
Continua depois da publicidade
O consumo de peixes ricos em ômega-3 pode acrescentar até 10 minutos de vida por porção. Além disso, substituir 10% das calorias provenientes de carnes processadas por frutas e verduras pode aumentar a expectativa de vida em até 48 minutos.
O estudo reforça que a alimentação saudável é essencial para aumentar a longevidade. Trocar bebidas adoçadas artificialmente por alternativas naturais e reduzir o consumo de ultraprocessados são medidas simples que podem gerar grandes benefícios à saúde.