Saúde

Praia Grande deve inaugurar hospital de campanha na próxima quinta

Hospital montado no Ginásio Falcão (Bairro Mirim) já está pronto para iniciar as atividades

Da Reportagem

Publicado em 03/05/2020 às 14:44

Atualizado em 03/05/2020 às 15:07

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Hospital pode começar a funcionar na próxima semana / DIVULGAÇÃO

Continua depois da publicidade

O primeiro, dos dois Hospitais de Campanha de Praia Grande pode começar a funcionar na próxima semana. O Hospital montado no Ginásio Falcão (Bairro Mirim) já está pronto para iniciar as atividades. “O Falcão possui 100 leitos e já está todo equipado, camas elétricas, monitores cardíacos, oxímetros, aparelho de raio-x e todos os equipamentos necessários”, comenta o secretário de Saúde (Sesap) de Praia Grande, Cleber Suckow Nogueira.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Inicialmente, entrarão em funcionamento 20 leitos (1ª etapa), onde cerca de 50 funcionários que estão sendo convocados serão treinados no local na próxima quarta-feira (6). São médicos, enfermeiros, auxiliares, técnicos, fisioterapeutas, farmacêuticos, profissionais de limpeza e administrativo. “Durante o treinamento serão passadas diversas informações como: protocolos e fluxos estabelecidos para covid-19, uso adequado de EPI, e todas as diretrizes para hospital de campanha recomendadas pela Anvisa e órgãos do Ministério da Saúde”, esclarece o secretário.

Continua depois da publicidade

Fluxo de Atendimento
De acordo com o titular da Sesap, após o treinamento dos primeiros funcionários, o Hospital fica pronto para funcionamento a partir de quinta-feira (7), porém, não necessariamente começará a funcionar neste dia. “É importante ressaltar que o local entrará em funcionamento a partir do momento que a equipe da Central de Regulação de Leitos Hospitalares do Munícipio enxergar a necessidade de encaminhar pacientes ao Hospital de Campanha”.

A equipe da Central de Regulação, composta principalmente por médicos, é a responsável por realizar a avaliação do momento de abertura do equipamento e pelo encaminhamento dos pacientes. “Por isso, abriremos, de início, 20 leitos e aumentaremos esse número conforme a demanda de pacientes”, explica o secretário.

Continua depois da publicidade

Porta fechada
Outro ponto que o município deixa claro é que, mesmo após a abertura doHospital de Campanha, a população deverá continuar procurando atendimentos nas unidades de Urgência e Emergência de Praia Grande (UPA Samambaia, OS Quietude e Porta de Entrada do Irmã Dulce.

“Os hospitais de campanha vão funcionar no modelo operacional “porta fechada”, ou seja, eles receberão casos moderados de covid-19 encaminhados pelas unidades hospitalares. A população deverá continuar buscando atendimento nas Unidades de Saúde da Família (casos leves de síndromes respiratórias) e as unidades de Urgência e Emergência”, ressalta Nogueira.

Hospitais de Campanha
Ao todo, 188 leitos foram montados nos dois Hospitais de Campanha de Praia Grande: 100 leitos no Ginásio Falcão e 88 leitos no Ginásio Rodrigão Tupi) já estão prontos para funcionar. Camas, poltronas, cadeiras de rodas, mesas, cilindros de oxigênio e todo o material necessário para o funcionamento dos 188 leitos (100 no Falcão e 88 no Rodrigão) já foram instalados.

Continua depois da publicidade

As duas unidades não terão portas abertas para o fluxo da população que deverá continuar buscando atendimentos nos três prontos-socorros da Cidade: a UPA Samambaia, o PS Quietude e a Porta de Entrada do Hospital Irmã Dulce (PS Central).

Os hospitais de campanha vão funcionar de acordo com o fluxo de internações dos casos moderados de coronavírus, o covid-19. Eles servirão de apoio ao Hospital Irmã Dulce e prontos-socorros, caso os leitos desses locais se esgotem.

Hospital para síndromes respiratórias
Já está em funcionamento, desde o início de abril, a unidade anexa ao pronto-socorro Quietude, que conta com uma estrutura diferenciada. O Hospital para atendimentos específicos de casos de síndromes gripais e respiratórias dispõe de alas adulta e infantil, salas de medicação, soroterapia, observação, além de consultórios e ampla sala de recepção.

Continua depois da publicidade

Outro destaque é que o local possui área para raio-x, o que agiliza a entrega de resultados desse exame para um diagnóstico mais preciso dos médicos. Uma unidade semi-intensiva, destinada a cuidados intensos, também integra o equipamento.

Postos de Acolhimento
Os dois Postos de Acolhimento para casos suspeitos de Covid-19, montados na UPA Samambaia e na Porta de Entrada do Hospital Irmã Dulce estão em plena atividade desde o início de abril. Os pacientes passam por triagem nas duas estruturas montadas na frente das unidades e depois são encaminhados para os consultórios específicos relacionados à patologia constatada.

“Essas estruturas terão papel fundamental para evitar a chamada contaminação cruzada dentro das unidades. Os espaços estruturados beneficiam os pacientes e também os profissionais da Saúde que estão na linha de frente desses atendimentos. A Prefeitura de Praia Grande está trabalhando intensamente na prevenção e combate ao covid-19”, explica o secretário de Saúde Cleber Suckow Nogueira.

Continua depois da publicidade

Central Telefônica
162 - Em Praia Grande, os telefones 162 e 3495-2281 estão realizando o atendimento de triagem e enfrentamento ao coronavírus. O novo serviço ocorre diariamente, das 8 às 22 horas, por equipe multidisciplinar da Secretaria de Saúde Pública (Sesap) da Cidade, composta por médicos, enfermeiros e outros profissionais do setor. Mais de quatro mil pessoas já foram atendidas desde o início dos trabalhos.

Por telefone qualquer pessoa da Cidade pode explicar sua condição de saúde
para uma identificação e classificação de risco de contágio do coronavírus. Os profissionais aplicam o protocolo estabelecido pelo Ministério da Saúde no aplicativo Coronavírus-SUS. A pessoa identificada como suspeita é agendada já no atendimento telefônico para consulta na Usafa de seu bairro.

UTI
O Hospital Municipal Irmã Dulce já finalizou as obras para abrigar 30 novos leitos de UTI (Unidades de Terapia Intensiva). A maior parte dos equipamentos já chegou e os mesmo já foram instalados no local. Outros aparelhos que compõem a UTI são aguardados para os próximos dias.

Continua depois da publicidade

Com essas novas unidades, Praia Grande passa a contar com um total de 90 leitos de UTI, sendo leitos 50 Adulto (30 novos), 10 Infantil e 10 Neonatal no Irmã Dulce e mais 20 leitos Adulto no Hospital Cada de Saúde que está credenciado junto à rede pública municipal de Saúde.

Essas medidas fazem parte do pacote de ações desenvolvidas pela Secretaria de Saúde Pública (Sesap) de Praia Grande de enfrentamento ao Covid-19 (coronavírus).

Mais Sugestões

Conteúdos Recomendados

©2025 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software