Continua depois da publicidade
Praia Grande realiza processo seletivo simplificado para contratação de forma emergencial de médicos generalistas nesta quinta-feira (4), a partir das 14 horas, na sede da Secretaria de Saúde Pública (a Sesap está localizada na Avenida Presidente Kennedy, n° 8.850, Bairro Mirim). A medida busca a reposição de profissionais que pediram exoneração da rede municipal nos últimos meses. Informações também podem ser obtidas no telefone: 3496-2414.
Inicialmente quatro vagas estão disponíveis. Os médicos aprovados serão encaminhados para as unidades de Saúde da Família (Usafa) dos bairros Samambaia e Melvi. Durante o prazo necessário para que assumam os cargos, a Sesap programou um rodízio de profissionais que fazem parte da rede para que a população não deixe de ser atendida.
A Sesap informa ainda que existe a possibilidade de um novo procedimento simplificado ainda em junho para mais quatro vagas. A Administração Municipal está programando a realização de um concurso público para contratação de outros profissionais para o setor. O edital deve ser lançado até o final de julho.
O processo seletivo simplificado é desenvolvido em duas etapas. A primeira ocorre na análise de documentos, como diploma e material que comprove a experiência na profissão. Na sequência o interessado no cargo passará por uma entrevista com dirigentes da secretaria. O prazo inicial do contrato é de 12 meses, com possível prorrogação até 60 meses.
Problema
Ao longo dos últimos anos Praia Grande tem enfrentado problemas na contratação de médicos e também na permanência desses profissionais em suas funções. Muitos assumem seus cargos após aprovação em concurso público, e pouco tempo depois pedem exoneração da função.
O chefe do Departamento de Assistência à Saúde da Sesap, Adriano Maximiliano, declarou que a Cidade tem procurado de todas as formas manter o atendimento normalizado para população em todas as unidades municipais. “A saída de alguns médicos dificultou os serviços desenvolvidos nas Usafas. Com essas medidas estamos buscando soluções para o setor”.
Investimento
Continua depois da publicidade
A medida foi anunciada pelo prefeito da Cidade, Alberto Mourão, durante audiência pública do setor, em maio. Destaque das ações para o aumento do número de equipes do Estratégia Saúde da Família (ESF), construções de novas unidades, reformas e revitalizações dos equipamentos já existentes.
O Saúde da Família atende mensalmente uma média de 40 mil pacientes nas residências ou nas Usafas. Quem ainda não recebeu a visita de um agente comunitário de saúde e pretende se cadastrar para poder receber o atendimento deve procurar a unidade de saúde mais próxima de sua residência. Nesses espaços, são realizados atendimentos de atenção primária, evitando, assim, procedimentos mais complexos através de acompanhamento médico com consultas.