X

Saúde

OMS faz alerta para que cesarianas só sejam feitas com indicação médica

Embora possa salvar vidas, o procedimento é comumente adotado sem indicação médica e coloca a saúde de mulheres e de seus bebês em risco

Publicado em 10/04/2015 às 17:07

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

A cesariana é uma das cirurgias mais comuns no mundo, com taxas crescendo sobretudo em países de média e alta renda. Embora possa salvar vidas, o procedimento é comumente adotado sem indicação médica e coloca a saúde de mulheres e de seus bebês em risco. O alerta foi feito hoje (10) pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

De acordo com a entidade, a cesariana pode ser necessária quando o parto vaginal coloca em risco a vida da mãe e do bebê, como em casos de trabalho de parto prolongado, sofrimento fetal ou quando o bebê está em uma posição pouco comum.

A OMS  destaca que as cesarianas podem provocar complicações como incapacidades ou morte, particularmente quando não há instalações adequadas para os procedimentos cirúrgicos de forma segura ou para tratar possíveis complicações.

A cesariana é uma das cirurgias mais comuns no mundo, com taxas crescendo sobretudo em países de média e alta renda (Foto: Divulgação)

Desde 1985, a comunidade médica internacional defende que a taxa ideal de cesarianas esteja entre 10% e 15%. Segundo a OMS, estudos recentes indicam que quando as taxas se aproximam de 10% a mortalidade materna e entre recém-nascidos é menor. Mas, quando a taxa supera os 10%, não há evidências de melhoria nos índices.

Diante da ausência de um sistema de classificação internacionalmente aceito para monitorar e comparar dados relativos a cesarianas, a OMS defende que seja adotado o Sistema Robson, que classifica mulheres internadas para parto em grupos baseados em características como número de gestações anteriores, posição do bebê, idade gestacional, cicatrizes uterinas e número de bebês.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Praia Grande

Atrações da Vila Junina 2024 são divulgadas em Praia Grande; confira e programe-se

Festa junina acontece de 31/05 a 30/06 no Kartódromo Municipal e contará com shows de Wanessa Camargo, Fafá de Belém e Turma do Pagode

Santos

Navio-bomba chega ao Porto de Santos para início de operações em terminal; ASSISTA

A chegada do Speak Meridian marca o início das operações do terminal de regaseificação de Gás Natural Liquefeito (GNL)

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter