Segundo um estudo publicado na revista Health Data Science, a má qualidade do sono pode estar relacionada a até 172 doenças diferentes / Freepik
Continua depois da publicidade
O sono é um dos momentos mais importantes para repor energias, consolidar memórias, regular hormônios e fortalecer o sistema imunológico. Por isso, quando ele é atrapalhado várias vezes, pode prejudicar a saúde geral do corpo e da mente.
Embora um despertar ocasional durante a noite não seja motivo de preocupação, é preciso estar atento à dificuldade para voltar a dormir e à quantidade de vezes que isso acontece.
Continua depois da publicidade
Segundo especialistas da Clínica Mayo, nos Estados Unidos, acordar várias vezes durante a noite e ter problemas para pegar no sono é classificado como insônia.
Entre as causas mais comuns estão fatores psicológicos, como estresse, ansiedade e, em casos crônicos, a depressão.
Continua depois da publicidade
Mas problemas físicos também podem contribuir para a insônia, incluindo apneia do sono, dores crônicas, distúrbios hormonais, síndrome das pernas inquietas, entre outros. Confira no vídeo abaixo, do Dr. Juliano Teles, um pouco mais sobre essas questões:
Segundo um estudo publicado na revista científica Health Data Science, a má qualidade do sono pode estar relacionada a até 172 doenças diferentes.
Além disso, o instituto Johns Hopkins Medicine alerta que pessoas com insônia podem ter um risco dez vezes maior de desenvolver depressão do que pessoas que dormem bem.
Continua depois da publicidade
Outras consequências da falta de descanso adequado incluem irritabilidade, dificuldade de concentração, falta de energia e confusão mental.
Veja também: Cochilo à tarde ou sono direto à noite: estudo indica o que é melhor para a saúde.
Se a falta de sono ou a dificuldade para dormir lhe causarem problemas, é importante adotar hábitos que favoreçam o descanso.
Continua depois da publicidade
Evite o consumo de cafeína e bebidas alcoólicas à noite, mantenha horários regulares para deitar e acordar e reduza o uso de telas antes de dormir.
Veja também: Uma fruta barata pode ser a chave para uma boa noite de sono - e a ciência explica.
Criar um ambiente escuro, silencioso e confortável também ajuda o corpo a relaxar. Uma boa ideia é adotar rituais relaxantes para pegar no sono, como ler, meditar ou ouvir música calma.
Continua depois da publicidade
Se, mesmo com essas medidas, o problema persistir, procure orientação médica. A insônia pode estar relacionada a outras condições de saúde que exigem acompanhamento profissional.
Por Vitoria Estrela