X

Saúde

No verão, melhor tomar cuidado com o sol

Especialistas falam sobre os riscos da exposição, que pode resultar até em câncer de pele

Publicado em 02/12/2012 às 18:22

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Férias e verão não são só sinônimos de diversão. Na última semana, um teste laboratorial encomendado pela Associação Brasileira de Defesa do Consumidor revelou que entre dez marcas de filtros solares de uso adulto encontrados à venda no País, duas têm menos da metade do Fator de Proteção Solar (FPS) que informam no rótulo do produto. Especialistas alertam para os cuidados com a pele.

Foram avaliados produtos das marcas L’Oreal, La Roche-Posay, O Boticário, Coppertone, Cenoura&Bronze, Sundown, Avon, Nivea, Banana Boat e Red Apple, todos com fator de proteção 30. Os resultados apontam que os produtos Nivea Sun e Banana Boat têm FPS 13 e 10, respectivamente, em vez de 30.

Para a fisioterapeuta Vilma Natividade Santos, que é professora da Unimonte e tem especialização em fisioterapia dermato-funcional, a exposição ao sol sem a proteção adequada é um risco muito grande à saúde, além de provocar o envelhecimento precoce.

Exposição é recomendada até as 10 h e após as 16, quando o sol é mais fraco (Foto: Matheus Tagé - DL)

“O sol em excesso é o principal fator  para o envelhecimento precoce. Mulheres jovens, de 30 anos por exemplo, chegam a aparentar 50 (anos)”. Mas a especialista vê o câncer de pele com o principal risco da exposição excessiva ao sol.

De acordo a Sociedade Brasileira de Dermatologia, a cada ano, cem mil brasileiros desenvolvem algum tipo de tumor de pele. “O uso de filtro solar diariamente é imprescindível”, ressalta Vilma.

A dermatologista Carla Góes Pérez recomenda a exposição ao sol até as 10 horas e após as 16, quando os raios são menos agressivos. “Infelizmente as pessoas ainda não se conscientizaram efetivamente dos perigos que a exposição prolongada ao sol pode trazer à pele. Sem o uso do filtro solar, algumas queimaduras, manchas e lesões podem tomar grandes proporções, exigindo tratamentos intensos”, comenta a especialista.

Quanto mais clara, maior o fator

Quanto mais clara a pele, maior deve ser o fator de proteção do filtro solar. “Para as pessoas com a pele bem branquinha, o protetor usado diariamente deve ter fator de proteção 30.

Em dias de praia ou piscina, no mínimo 50 (FPS)”, recomenda Vilma. Para peles morenas ou negras, ela sugere o uso de filtro solar 15 diariamente e, em ocasiões de maior exposição ao sol, FPS 30.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

São Vicente

São Vicente sofrerá interdições por conta de obras da Sabesp; veja as datas

Agentes de trânsito estarão no local, reforçando a sinalização

EDUCAÇÃO

Rogério vai propor a Lula que Instituto Federal seja no Escolástica

Prefeito tentou transformar espaço em escola cívico-militar durante Governo Bolsonaro, mas proposta não teve êxito

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter