Armelle atende empresas, mas produziu vídeos para pessoas em casa. / ARQUIVO PESSOAL/ARMELLE CHAMPETIER
Continua depois da publicidade
Com uma rotina bem mais parada do que de costume e que pode levar algumas pessoas a um quadro de ansiedade, uma mestre de yoga dá a receita que pode ajudar muita gente a se estabilizar mentalmente nesta nova e forçada rotina inerte: parar (mais um pouco).
Formada em administração pela HEC Paris, Armelle Champetier decidiu se mudar para o Brasil ainda em 2010. Apaixonada por esportes e sempre dando valor a todos seus benefícios, ela passou a desenvolver interesse por aspectos de mais qualidade na vida e também administrar o estresse para obter um bem-estar no ambiente profissional.
Continua depois da publicidade
A busca por se aperfeiçoar nesse campo a levou a descobrir a yoga ainda em 2016. Depois de vários cursos intensivos, que a levaram até mesmo à Índia, hoje Armelle é considerada mestre em yoga.
"A yoga é uma forma de você mover o corpo junto com a respiração, então você faz posturas que vão te trazer benefícios para te acalmar, fortalecer, tranquilizar sua mente e te fazer se conhecer melhor. É um tipo de meditação em movimento. Na verdade, na Índia há oito passos, na parte mais originária da prática, que consiste em você entrar em um estado meditativo com o universo e a prática física é um destes passos para te ajudar a ficar bem com seu corpo", afirma.
Continua depois da publicidade
E durante este período de quarentena, onde as pessoas tendem a desenvolver quadros de ansiedade com mais facilidade devido à completa mudança de rotina da noite para o dia, a yoga pode ser uma das práticas que servem para que a pessoa 'reencontre seu norte'.
"É uma forma de você fazer as pazes consigo e soltar as tensões. Se você tem dor nas costas, vai ser difícil de ficar meditando, você só vai pensar naquilo que está te incomodando no seu corpo, então é uma forma de se livrar das coisas físicas para se focar nas coisas mentais. Nas redes sociais explodiu a prática de yoga em casa porque muita gente está nessa situação de ansiedade e ajuda de várias formas e caiu muito bem para quem descobriu a prática ou já era praticante".
"Primeiramente que é uma forma de se movimentar em um espaço limitado. Quem tinha hábito de andar muito ou ir para a academia teve que achar uma forma de substituir e sabemos que as atividades físicas contribuem muito para o bem-estar. Algumas práticas são focadas apenas em respiração e isso é uma forma eficiente e acessível para lidar com crises de ansiedade, especialmente neste momento, em casa, enquanto lidamos com uma ameaça invisível", explica Armelle.
Continua depois da publicidade
Responsável pela filial brasileira da empresa YOGIST, a mestre explica que as pessoas não precisam de equipamentos ou grandes espaços para iniciar a prática da yoga e diz que todo seu trabalho é focado em ensinar exercícios para pessoas que estão no escritório e, com isso, podem reproduzir movimentos simples mesmo enquanto sentadas em cadeiras de espaços como da cozinha.
"Para quem não quer 'desenrolar o tapete' em casa, existem formas de adaptação. Na Yogist temos um método criado para o meio corporativo para ser praticado no escritório, na cadeira e sem orientação religiosa. Alguns instrutores ensinam sobre a busca da espiritualidade, mas a gente se foca nas questões físicas e bem-estar sem falar sobre chakras. E não precisa existir uma prática extensa, de uma hora, são todos exercícios que podem ser realizados em até cinco minutos".
"O bom da prática de yoga é que ela é muito acessível e não é necessário ter um preparado físico porque, às vezes, uma mesma aula vai atender a todos os alunos, desde os mais avançados até os iniciantes. Em qualquer momento uma pessoa pode iniciar e há muito instrutor de yoga atuando, dando dicas, ensinando nas próprias redes sociais".
Continua depois da publicidade
Inicialmente, Armelle diz que não trabalha junto a pessoas físicas e sua empresa atende a equipes em escritórios, mas a busca pela yoga durante a pandemia fez com que ela criasse e liberasse vídeos de pouco mais de três minutos com diversas orientações sobre a prática e também de exercícios. O material pode ser conferido no portal yogist.com.br e pela conta do Vimeo da própria empresa.