Navio-hospital / Divulgação/Governo Brasileiro
Continua depois da publicidade
A Marinha do Brasil iniciou na quarta-feira (1) as operações do Navio de Assistência Hospitalar (NAsH) “Sargento Lima”, que levará atendimento médico, odontológico, vacinação e entrega de medicamentos para comunidades ribeirinhas remotas nos estados do Pará e Amapá.
A embarcação também será usada em missões de busca e salvamento, transporte logístico de pessoal e material, além de atendimento em emergências como enchentes ou desastres naturais na região do Amazonas.
Continua depois da publicidade
Com quase 25 metros de comprimento e 8 metros de largura (boca), o navio foi projetado para navegar em locais onde embarcações maiores ou menos adaptadas enfrentam dificuldades. A bordo terá consultórios para procedimentos, além de farmácia, enfermaria e espaços de acolhimento.
O “Sargento Lima” realizará cerca de quatro missões por ano, cada uma com até 20 dias de duração, atendendo cerca de 20 localidades por ciclo. Com isso, estima-se que o navio possa alcançar mais de 4.500 pessoas por ano.
Continua depois da publicidade
A tripulação é formada por 23 militares entre oficiais e praças, sob comando do Capitão-Tenente Renan Rodrigues Machado. A cerimônia de incorporação ocorreu em Belém (PA), na Escadinha do Cais do Porto, Praça Pedro Teixeira, ao lado da Estação das Docas.