SAÚDE
Um dos principais ingredientes da bebida pode ter impacto positivo na saúde com propriedades anti-inflamatórias, antimicrobianas e até antitumorais
Descobertas recentes mostram o potencial do lúpulo além do sabor da cerveja / Freepik
Continua depois da publicidade
Pesquisadores estão focando no lúpulo, um dos principais componentes da cerveja, por suas promissoras contribuições à saúde. Estudos em laboratório e com animais vêm revelando características benéficas, quase que superpoderes, despertando a curiosidade científica.
Dezenas de investigações em diferentes frentes indicam que este ingrediente possui propriedades anti-inflamatórias, antimicrobianas e até antitumorais. Além disso, há evidências de que pode ajudar a regular o açúcar no sangue.
Continua depois da publicidade
"O lúpulo é a estrela do show", conforme Glen Fox, professor de ciência cervejeira na Universidade da Califórnia, em entrevista à National Geographic. Essa perspectiva orienta a busca por mais conhecimento sobre seus efeitos.
Veja também que um tradicional parceiro da cerveja ajuda o coração e previne doenças.
Continua depois da publicidade
O lúpulo, especialmente as flores da planta fêmea, é uma rica fonte de antioxidantes. Esses compostos vitais protegem as células de danos e constituem 14% da composição da planta, contribuindo para suas funcionalidades.
Entre os antioxidantes mais promissores, destacam-se os ácidos amargos e os polifenóis. O xanthohumol, um polifenol encontrado exclusivamente no lúpulo, tem se mostrado particularmente interessante em estudos com células animais.
A aplicação de xanthohumol em células de camundongos demonstrou a capacidade de reduzir os níveis de glicose e os danos provocados pelo colesterol "ruim". Ele também se mostra eficaz contra células cancerígenas em vários tipos de tumores.
Continua depois da publicidade
Conheça também outros 10 benefícios surpreendentes da cerveja para a saúde.
O xanthohumol também tem sido associado à melhora de doenças inflamatórias intestinais, como a doença de Crohn. Um aspecto notável é que o corpo não o expele pela urina, mas o processa e elimina com a bile.
Importante frisar que os benefícios do antioxidante não dependem do consumo excessivo de cerveja. Mesmo as cervejas mais ricas em lúpulo contêm apenas de quatro a cinco miligramas de xanthohumol, uma quantidade modesta.
Continua depois da publicidade
Produtores e cientistas estão trabalhando para cultivar lúpulos com maior teor de polifenóis e para garantir que esses compostos cheguem intactos ao produto final. Suplementos de xanthohumol também já estão disponíveis para quem busca seus efeitos.