Saúde
A partir da próxima semana, Guarujá passa a ser, oficialmente, cidade referência no tratamento a doenças infecciosas; instalado na Cidade em dezembro de 2011, o Emílio Ribas 2 atenderá com um total de 51 leitos
Continua depois da publicidade
Em Guarujá, o Hospital Instituto Emílio Ribas II (Rua São Miguel s/n – em Vicente de Carvalho) será inaugurado, oficialmente, pelo governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin, na próxima quinta-feira (13). A cerimônia – ainda sem horário definido – marca o funcionamento por completo da unidade, que começou a ser instalada no Município em dezembro de 2011, também com a presença do governador. A solenidade oficial vai integrar a programação dos 79 anos de emancipação político-administrativa de Guarujá, no dia 30 de junho.
O anúncio foi feito na última segunda-feira (3) pelo coordenador da Agência em Saúde da Baixada Santista, o infectologista Davi Uip, durante reunião da Agência Metropolitana da Baixada Santista (Agem). Agora, o Emílio Ribas vai atuar na sua totalidade, ou seja, com 51 leitos. Destes, 17 são destinados às Unidades de Terapia Intensiva (UTI´s), pediátricas e adultos. Serão 20 médicos atuando e, no momento, mais 14 devem ser convocados pelo Estado ainda esta semana.
Continua depois da publicidade
Davi Uip falou que a cerimônia representa a conclusão da reforma, adequação e adaptações executadas no prédio. Antes de dar lugar ao Hospital Emílio Ribas II, o edifício abrigava a antiga maternidade Ana Parteira, que hoje funciona no Hospital Santo Amaro (HSA).
“Por meio de uma parceria com a Prefeitura de Guarujá nós adequamos o antigo espaço transformando-o em um hospital de tratamento a doenças infecciosas. Dessa forma tenho certeza de que vamos suprir as necessidades da Região, contra essas moléstias infecciosas e também parasitárias. É um Hospital com UTI especializada. Isso representa hoje um investimento de mais de R$ 20 milhões do Governo do Estado em Guarujá, e assim estamos recompondo a saúde da Baixada Santista”, destacou Davi Uip.
Continua depois da publicidade
O coordenador da Agência em Saúde salienta ainda, que a iniciativa faz parte de um conjunto de ações que visa ajudar os municípios a desenvolver políticas públicas de cunho metropolitano. “Hoje precisamos de unidades especializadas. Agora vamos atuar com o Emílio Ribas em sua plenitude”.
Para a prefeita de Guarujá, Maria Antonieta de Brito, sem dúvida é um Hospital fundamental não só para o Município, mas para toda a Região. “Os pacientes não mais precisarão subir a serra para ser hospitalizado no Emílio Ribas de São Paulo. E para Guarujá ter o Emílio Ribas II é ter o maior centro de referência na área de infectologia da América Latina. O Instituto é uma grande conquista e que já está funcionando, só que agora vai ampliar sua capacidade de atendimento. A medida significa tratar a saúde de maneira metropolitana, pois cada cidade da Baixada terá uma especialidade”.
O secretário interino de Saúde de Guarujá, Daniel Simões e o presidente do Conselho Municipal de Saúde, Odemir Batista da Silva também participaram do encontro. A próxima reunião da Agência em Saúde acontece no dia 1° de julho.
Continua depois da publicidade
Histórico – Em 23 de dezembro de 2011, a prefeita Antonieta recebeu o governador Geraldo Alckmin, para vistoria e início dos trabalhos do Hospital Emílio Ribas II. Na oportunidade foram inaugurados os 10 primeiros leitos do Instituto. A cerimônia contou ainda com a presença do secretário de Estado da Saúde, Giovanni Guido Cerri, além do diretor-executivo do Emílio Ribas na Cidade, Anísio de Moura.
UPA de Vicente de Carvalho – A UPA de Vicente de Carvalho terá nova estrutura. A pedido da Prefeitura, o Estado doará terreno próximo à unidade atual. A Administração vem trabalhando neste projeto há mais de dois anos.
Com a vinda do Emílio Ribas, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Vicente de Carvalho funcionará em outro espaço. O novo terreno será na antiga Sudelpa, na Avenida Santos Dumont com a Rua Independência, em frente à Avenida São João.
Continua depois da publicidade
“Com o Emílio Ribas em sua plenitude, ele precisa de mais espaço para expandir. Por isso, vamos construir uma nova UPA e também transferir a unidade de especialidades, que hoje funciona na mesma quadra. São dois equipamentos importantes, começando pelo Pronto-Atendimento. Então é necessária a mudança. Agora, só estamos no aguardo do governador realizar o anúncio de doação da área ao Município, para que possamos receber recursos Federais e do Estado para esse investimento”.
Conforme Davi Uip, as tratativas do novo local para a UPA de Vicente de Carvalho estão caminhando. “Neste momento estamos na fase documental”, aponta. Ainda segundo Antonieta a nova unidade é um anseio da população há mais de 20 anos.