X

Saúde

Estudo com 50 mil pessoas aponta eficácia de vacina chinesa, diz Doria

Segundo o governador de SP, a expectativa é que a vacinação possa ter início ainda na segunda quinzena de dezembro e chegue a 60 milhões de doses até fevereiro

Gazeta de S. Paulo

Publicado em 23/09/2020 às 19:31

Atualizado em 23/09/2020 às 22:42

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Ao apresentar os resultados, Doria chegou a afirmar que a Coronavac teria demonstrado eficácia em 98% / Divulgação/Governo do Estado

Na tarde desta quarta-feira, o governador João Doria (PSDB) anunciou que o estudo clínico realizado em mais de 50 mil voluntários na China indica segurança da Coronavac, o imunizante contra a covid-19 desenvolvido em parceria do laboratório Sinovac e o Instituto Butantan. O processo está na fase 3 de testes. Segundo o governo, a expectativa é que a vacinação possa ter início ainda na segunda quinzena de dezembro e chegue a 60 milhões de doses até fevereiro.

O estudo já teria aplicado 67.260 doses em 50.027 voluntários, incluindo idosos e crianças, na China. Do total, 5,3% apresentaram efeitos adversos mas pouco nocivos - sendo o mais comum dor no local de aplicação. Só quatro voluntários (0,03%) teriam apresentados sintomas considerados mais graves, como falta de apetite, dor de cabeça, fadiga e febre acima de 38,5ºC.

Ao apresentar os resultados, Doria chegou a afirmar que a Coronavac teria demonstrado eficácia em 98% dos casos. O presidente do Instituto Butantan, Dimas Covas, no entanto, disse que ainda é cedo para falar da eficiência.

“Esses resultados comprovam que a Coronavac tem excelente perfil de segurança e confirma a manifestação feita pela Organização Mundial de Saúde (OMS), que a indicou como uma das oito vacinas mais promissoras do mundo”, afirmou o governador. Doria comparou, ainda, o resultado com imunizantes já amplamente aplicados no Brasil. “A vacina da gripe, por exemplo, apresenta efeitos adversos pouco nocivos em não mais do que 10% da totalidade das pessoas.”

No Brasil, os testes em voluntários de saúde começaram no dia 21 de julho. Segundo o governo do Estado, mais de 5,6 mil dos 9 mil médicos e paramédicos já teriam recebido a Coronavac, sem nenhum registro de reação adversa até o momento.

JOGOS DE FUTEBOL.

Ainda na coletiva, o governador disse que vetou o retorno das torcidas aos estádios de futebol para jogos do Campeonato Brasileiro.

Nesta terça-feira, o Ministério da Saúde aprovou um estudo da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) que libera a presença de público a partir de outubro, com limite de 30% do público.

Segundo o governador João Doria (PSDB), a proposta foi analisada pelo Centro de Contingência contra o Coronavírus, órgão do governo estadual que coordena o combate à pandemia, que concluiu não ser possível a retomada de eventos que provoquem grandes aglomerações.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Polícia

Homem ligado ao tráfico de drogas é preso em Peruíbe

Individuo foi levado ao sistema penitenciário

MEDO

Fantasma oferece charuto para quem passa ao lado de cemitério no litoral de SP

História foi contada no programa "Diário das Lendas", que aborda o folclore e as lendas urbanas das cidades da Baixada Santista

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter