Vista aérea da cidade de São Paulo / Rafael Neddermeyer/Fotos Públicas
Continua depois da publicidade
O mês de janeiro bateu recorde de novos casos da Covid-19 no estado de São Paulo desde o início da pandemia, com 268.997 infecções confirmadas até esta quarta-feira (27). Já são quase 7 mil novos casos a mais que em agosto do ano passado, que havia registrado 262.038 novos casos e era o mês de maior número de infectados até então.
Segundo a Secretaria de Estado da Saúde, desde a segunda semana de janeiro a média móvel de sete dias de novas mortes ultrapassa 200 óbitos por dia. Este patamar é similar ao verificado entre junho e agosto, meses de pico da pandemia.
Continua depois da publicidade
Segundo o Governo de São Paulo, a maior parte de novos casos da doença neste momento está surgindo no interior paulista. “Hoje, 70% dos novos casos de Covid vêm do Interior”, informou o secretário de Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi, em entrevista coletiva no Palácio dos Bandeirantes. Há uma preocupação maior com a região de Bauru.
“Os índices da pandemia estão muito elevados na região de Bauru. É a região com o maior numero de leitos de UTI ocupados no estado, com 86% de taxa de ocupação. O governo está trabalhando ativamente na instalação de leitos de UTI na região; 52 novos leitos serão instalados. Este é um momento de grande responsabilidade dos gestores municipais, que zelam pela vida da população”, afirmou Vinholi.
Continua depois da publicidade
Nesta momento, as taxas de ocupação dos leitos de UTI são de 70,7% na Grande São Paulo e 70,9% no Estado. O número de pacientes internados é de 13.260, sendo 7.303 em enfermaria e 5.957 em unidades de terapia intensiva.