O peixe mais benéfico para a saúde não está livre de toxinas, revela nutricionista / Freepik
Continua depois da publicidade
A busca por produtos naturais cresce em todo o mundo, impulsionada pelo aumento da preocupação dos consumidores com a alimentação saudável.
Em um artigo publicado no portal Foodstruct, a especialista em nutrição e microbiologia Elen Khachatrian compara os benefícios à saúde da cavala e do saury, dois peixes bastante consumidos ao redor do mundo.
Continua depois da publicidade
Os peixes, aliás, são muito benéficos para saúde, como mostra a galeria abaixo:
Mas, afinal, qual deles oferece mais nutrientes? Confira a seguir.
Continua depois da publicidade
O termo "cavala" se refere a diferentes espécies de peixes da família Scombridae, comuns em oceanos de águas temperadas e tropicais ao redor do mundo. Elas têm coloração azul-esverdeada e crescem até cerca de 30 cm.
Já o saury-do-Pacífico pertence à família Scomberesocidae. Ele mede entre 25 e 30 cm e apresenta coloração que vai do verde-escuro ao azul, podendo ficar amarelada por motivos ainda desconhecidos.
Apesar de estar presente em grande parte das comidas japonesas, o saury não é muito conhecido no Brasil por ser mais comum no Pacífico Norte – ele é encontrado desde as costas da China e Coreia até o Alasca e ao sul do México.
Continua depois da publicidade
Mas não desanime. Ainda é possível adquiri-lo em lojas online e em alguns mercados especializados.
Tanto a cavala quanto o soury são benéficos para a saúde, mas possuem quantidade de nutrientes diferentes.
Segundo a especialista Elen Khachatrian, “a cavala contém 70 vezes mais vitamina K e dez vezes mais vitamina E do que o saury-pacífico. Também possui mais vitamina D, vitamina B6, vitamina B2, vitamina B12 e vitamina B3.”
Continua depois da publicidade
Na prática, essa sopa de letrinhas contribui para a saúde dos ossos, do sistema imunológico e do coração, além de ajudar no metabolismo e na produção de energia.
O saury não fica tão atrás das cavalas. Rico em vitamina C e B1, ele também pode ajudar a fortalecer o sistema imunológico e a manter a saúde cardiovascular.
Além disso, o saury possui níveis mais baixos de mercúrio, por se tratar de um peixe pequeno que se alimenta de plânctons.
Continua depois da publicidade
Já as cavalas, especialmente as mais velhas e maiores, apresentam alta quantidade de mercúrio, principalmente porque são predadores que se alimentam de outras criaturas marinhas e armazenam essas toxinas em seus corpos.
No vídeo abaixo, o canal "Dose de Saúde" lista 5 peixes perigosos e 5 peixes saudáveis:
Continua depois da publicidade