Saúde

Em novo drive thru, 117 exames dão positivo para Covid-19 em Santos

A testagem segue neste domingo (31) e vai até quarta-feira (3 de junho), das 8h às 14h

Da Reportagem

Publicado em 31/05/2020 às 08:38

Atualizado em 31/05/2020 às 09:06

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Munícipes realizam exame sorológico para a detecção do novo coronavírus. / Divulgação/Prefeitura Municipal de Santos

Continua depois da publicidade

O primeiro dia do Centro de Testagem da Covid-19 na Arena Santos, neste sábado (30), foi marcado pela quebra de dois recordes: o total de pessoas que fizeram testes rápidos gratuitos (2.066) e a quantidade de resultados positivos (117 – 5,6% do total).

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

A testagem segue neste domingo (31) e vai até quarta-feira (3 de junho), das 8h às 14h. É destinada a moradores de Santos que apresentam sintomas da covid-19 (devem levar documento com foto e comprovante de residência). A testagem pode ser feita ainda por profissionais que atuam em atividades essenciais.

Continua depois da publicidade

Todas as 117 pessoas que tiveram resultado positivo no teste rápido fizeram coleta de secreções do nariz e da garganta na sequência para o exame laboratorial RT-PCR, de caráter confirmatório.

O secretário de Saúde, Fábio Ferraz, explica que o aumento no índice de positivos, em relação às semanas anteriores, é esperado, uma vez que a testagem em massa mostra o avanço da covid-19 no município por meio de testes rápidos, que indicam a presença de anticorpos para o novo coronavírus, seja na fase aguda da doença ou após o seu término. “Esse resultado nos mostra que, embora o número de infectados aumente, estamos conseguindo atender a todos na rede de saúde instalada no município, sem dificuldades. Os próximos dias de testagem serão importantes para nos mostrar se essa tendência se mantém. Aprimoramos nosso fluxo e nossa equipe está mais coesa, o que nos permite esse número expressivo de testagens em um único dia”, analisa, lembrando ainda que, desde o início da pandemia, Santos já realizou mais de 20 mil testagens na rede pública municipal – entre testes rápidos e RT-PCR.

Continua depois da publicidade

Outro aspecto importante foi a mudança do drive thru para a Arena Santos (Av. Rangel Pestana, 184), localizado na Vila Mathias, mais próximo da região central, Morros e Zona Noroeste e que atraiu a atenção dos moradores dessas localidades.

EM RECUPERAÇÃO

Apresentando sintomas há cerca de uma semana, a analista contábil Ana Caroline Souza Rodrigues Ferreira aproveitou o drive thru para ter certeza de seu diagnóstico. A febre e as dores na cabeça, no corpo e no fundo dos olhos foram tratados ao longo dos últimos sete dias em casa. Neste sábado, Ana ainda sentia falta de olfato e paladar. Com sinais e sintomas tão característicos, se submeteu ao teste rápido, que deu positivo. Na sequência, seguiu para a coleta de secreção do nariz e da garganta, necessários para o exame laboratorial RT-PCR. “Essa iniciativa da Prefeitura é maravilhosa, pois os exames custam caro na rede particular. Se não fosse o drive thru, talvez eu nem fizesse a testagem”, afirma.

Continua depois da publicidade

FUNCIONAMENTO

Logo ao chegar ao Arena Santos, o munícipe é recepcionado por uma equipe para a realização de cadastro, aferição da temperatura com termômetro de testa a laser e da oxigenação do sangue com oxímetro. A pessoa faz ainda um breve relato sobre o seu estado de saúde.

Atendendo a todos os requisitos, segue para o teste rápido, com a coleta do sangue da polpa do dedo anelar. Após 15 minutos, o munícipe recebe o resultado do teste rápido. Em caso positivo, segue para a coleta de secreção das mucosas nasais e da faringe para o exame laboratorial RT-PCR. Após cerca de três dias úteis, o resultado do exame é encaminhado para a policlínica de referência do bairro em que o munícipe reside.

Continua depois da publicidade

O Centro de Testagem da Covid-19 envolve a participação direta de 61 servidores da Prefeitura, além de apoio do Samu, Guarda Municipal e Companhia de Engenharia de Tráfego de Santos. Também tem apoio da iniciativa privada, por meio das empresas T-Grão Cargo, Fassina Soluções Logísticas em Comércio Exterior, Econtainers e Neto Locações.

Mais Sugestões

Conteúdos Recomendados

©2025 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software