X

Saúde

Doar sangue é um ato de amor

No Dia Mundial da Doação de Sangue, o objetivo é conscientizar e disseminar essa prática que salva vidas

Publicado em 11/06/2014 às 12:15

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

No sábado, 14 de junho, é comemorado o Dia Mundial da Doação de Sangue. Data instituída pela Organização Mundial de Saúde, o objetivo é conscientizar sobre a importância do ato. No Brasil, segundo dados do Ministério da Saúde, apenas 300 mil pessoas doam sangue por mês, o que corresponde a 1,8% da população.

Nara Simone Ferreira de Jesus, biomédica supervisora do Banco de Sangue do Hospital Ana Costa, explica que se 4% da população doasse sangue, os hemocentros manteriam seus estoques sempre em níveis adequados. A falta de informação é um dos empecilhos. ”A desinformação gera medos infundados como a dor e o risco de contrair doenças.

Doar sangue não dói mais do que uma coleta de exames que todos estão acostumados a fazer rotineiramente. É impossível contrair doenças  já que o material é todo descartável e desprezado após o uso individual.”

Nara ainda diz que as pessoas, de modo geral, doam sangue em situações extremas, quando algum familiar ou amigo próximo necessitam. É importante informar como as doações são importantes para manter o funcionamento de um hospital. “Estima-se que a cada dois segundos, algum paciente necessita de transfusão de sangue no Brasil. Cerca de 1 em cada 5 pessoas que são internadas no hospital necessitarão de transfusão de sangue durante o período em que permanecerem internadas. Os baixos estoques comprometem os tratamentos clínicos e cirúrgicos, que em casos extremos são cancelados por falta de reserva de sangue.”

No sábado, 14 de junho, é comemorado o Dia Mundial da Doação de Sangue (Foto: Divulgação)

Os esforços do Ministério da Saúde e de organizações ligadas à doação de sangue colaboram, mas é preciso um esforço contínuo para chamar a atenção da população. “As campanhas de conscientização funcionam, porém por um curto espaço de tempo depois de veiculadas. Creio que deveriam ser mais constantes e intensificadas em grandes grupos como empresas, serviços militares, escolas e outros.”

A busca dos hemocentros é a fidelização dos doadores, já que a maioria acaba apenas doando sangue quando conhecidos precisam.  Por isso, a conscientização e informação são tão importantes para disseminar a ideia. “Doar sangue é um ato de amor ao próximo e ajuda a salvar vidas. O sangue humano é insubstituível e somente pode ser obtido através da doação. Todo sangue é separado em diferentes componentes (hemácias, plaquetas e plasma) e pode beneficiar mais de um paciente para cada bolsa coletada”.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Santos

Circuito Santos de Surf 2024 começa disputas neste sábado (11)

Abertura do evento aconteceu na noite desta quinta-feira (9)

Variedades

'Um Lugar Silencioso: Dia Um' ganha novo trailer

Longa se passa antes dos eventos mostrados nos dois primeiros filmes

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter