Dezembro Vermelho: Santos faz testagem de HIV e sífilis na rodoviária nesta quinta

Nesta quinta-feira (2), das 9h às 12h, a Secretaria de Saúde de Santos realiza uma ação de testagem de HIV e sífilis na Rodoviária de Santos

Nesta quinta-feira (2), das 9h às 12h, a Secretaria de Saúde de Santos realiza uma ação de testagem de HIV e sífilis na Rodoviária de Santos (Praça dos Andradas, 45 – Centro), para qualquer interessado. A iniciativa faz parte da Campanha Fique Sabendo, realizada sempre na primeira semana do Dezembro Vermelho. Os resultados dos testes são conhecidos em 15 minutos.

Continua após a publicidade

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Haverá dois tipos de teste de HIV/Aids para a realização no local, o que retira uma gotinha de sangue do dedo e o do fluido oral, em que uma haste com algodão na ponta é passada 10 vezes na gengiva para a retirada de material. O teste de sífilis também é feito a partir de amostra do sangue. 

Continua após a publicidade

O resultado da testagem é sigiloso e informado apenas à pessoa que se submeteu ao teste. Uma equipe especializada realiza acolhimento, em especial em caso de resultados positivos, de forma que a pessoa já saia do local com encaminhamento para o Serviço de Atendimento Especializado (Rua da Constituição, 556) no próximo dia útil, para passar em atendimento com equipe multidisciplinar, médico e realizar coleta para exames laboratoriais.

Na ação que ocorre na rodoviária, haverá ainda distribuição de autoteste de HIV, para quem preferir fazer em casa, preservativos masculino e feminino, gel lubrificante e material informativo.

Continua após a publicidade

“Sempre orientamos que, qualquer que seja o resultado, a pessoa  nos procure no serviço para orientação e, no caso de resultado positivo, já abrimos de imediato o prontuário para este paciente”, explica Christiane Porto, coordenadora de Controle de Doenças Infectocontagiosas de Santos.