Continua depois da publicidade
Das 2.894 doses previstas pelo Ministério da Saúde para Cubatão, o município aplicou a imunização em 2.829 meninas entre 11 e 13 anos na campanha contra o HPV, perfazendo uma cobertura de 97,75% de vacinação. O resultado supera a meta recomendada pelo Estado e preconizado pelo Ministério da Saúde, que era de 80%.
Em Cubatão, a campanha foi destinada às alunas (da faixa etária) matriculadas nas escolas municipais, estaduais e particulares. As não matriculadas na rede de ensino que procuraram uma UBS também receberam a dose.
"Atingimos a nossa expectativa, o que é muito bom. Para a segunda etapa já temos ideia do número de meninas que poderemos vacinar. Esperamos repetir o sucesso de cobertura desta primeira fase", comemorou a Chefe do Serviço de Vigilância Epidemiológica (SVE) de Cubatão, Ana Cristina Alegria.
Continua depois da publicidade
Convocação
A profissional alerta pais e/ou responsáveis das meninas para que estes fiquem atentos à sequência das etapas (num total de três) da campanha de vacinação, considerada importante na eficácia para imunização contra o vírus HPV. "É importante que as meninas vacinadas nesta primeira fase retornem ao Centro de Imunização e cumpram as etapas restantes. A segunda dose deve ser aplicada daqui a seis meses. Elas já estão convocadas", completa a chefe do SVE.
Continua depois da publicidade