Saúde

Cirurgia bariátrica pode aumentar longevidade, afirma estudo

De acordo com o cirurgião especialista em cirurgia bariátrica, Dr. Fábio Rodrigues, a prolongação da vida está relacionado à redução das condições relacionadas à obesidade

Da Reportagem

Publicado em 07/06/2023 às 17:43

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

A cirurgia bariátrica é um procedimento médico utilizado para tratar a obesidade severa / Reprodução

Continua depois da publicidade

A cirurgia bariátrica é um procedimento médico utilizado para tratar a obesidade severa e baseia-se na redução do tamanho do estômago e/ou modificar o sistema digestivo para limitar a ingestão de alimentos. Essa intervenção tem como objetivo promover a perda de peso significativa, alterar o metabolismo através de alterações promovidas nos hormônios incretínicos, ou seja, hormônios intestinais, melhorando a saúde e qualidade de vida do paciente.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

No entanto, de acordo com um novo estudo realizado por cerca de 40 anos com mais de 22.000 pessoas por um grupo de pesquisadores dos Estados Unidos e publicado na revista científica Obesity, essa melhora na saúde do paciente pode se refletir em uma maior longevidade para o paciente.

Continua depois da publicidade

Leia Também

• Busca pelo 'corpo ideal' pode impactar negativamente na saúde mental da população

Essa expansão deveu-se, principalmente, pela redução do risco relacionado a condições desencadeadas pela obesidade, como câncer, que teve mortes relacionadas a ele reduzidas em 43%, doenças cardiovasculares, com queda de 29% e diabetes, com redução de 72%.

Segundo o cirurgião especialista em cirurgia bariátrica, Dr. Fábio Rodrigues, o estudo reforça os benefícios da realização da cirurgia bariátrica, mas ressalta que para potencializá-los é fundamental contar com uma equipe multidisciplinar.

Continua depois da publicidade

"A cirurgia bariátrica traz tão bons resultados para a saúde e qualidade de vida do paciente, não apenas pela redução do peso em si, mas em como isso reduz uma série de outras condições. A obesidade está ligada a diabetes, hipertensão, AVC, câncer, depressão, entre outras, que podem reduzir drasticamente a expectativa de vida do paciente".

"Mas é importante destacar que para melhor aproveitar os benefícios da bariátrica em todos esses âmbitos não basta apenas passar pelo procedimento e sim realizar um acompanhamento antes, durante e depois com o apoio de uma equipe multidisciplinar que irá ajudar a promover uma mudança completa de estilo de vida para garantir que a condição não retorne" Explica Dr. Fábio Rodrigues.

Mais Sugestões

Conteúdos Recomendados

©2025 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software