Saúde

Cientistas pedem para você não dar descarga com a tampa do vaso aberta; entenda

Quando a descarga é acionada as partículas são lançadas a uma altura de até 1,5 metros e permanecem no ar, ainda, por quase 10 segundos, podendo ser facilmente aspiradas

Da Reportagem

Publicado em 16/12/2022 às 11:25

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Partículas voam do vaso sanitário ao dar a descarga com a tampa aberta / Reprodução/Internet

Continua depois da publicidade

Cientistas e pesquisadores da Universidade do Colorado, nos EUA, alertam e pedem para que as pessoas não deem mais descargas com a tampa do vaso aberta. Com luzes de captação especial e lazers eles conseguiram notar que uma série de patógenos causadores de doenças são lançados no ar a uma altura de até 1,5 metros acima da privada quando você dá tchauzinho para o cocô.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Com as filmagens e fotografias colhidas no estudo e as análises do que a privada jogava pelos ares ao dar a descarga, os pesquisadores identificaram vários tipos de patógenos capazes de causar dezenas de doenças nos seres humanos, desde infecção intestinal até meningite. Se for em um banheiro público, então, a situação só piora.

Continua depois da publicidade

Quando a descarga é acionada as partículas são lançadas a uma altura de até 1,5 metros e permanecem no ar, ainda, por quase 10 segundos, podendo ser facilmente aspiradas pelas pessoas. As partículas mais grossas podem ser retidas pela nossa narina. Mas elas não são a grande preocupação, já que caem mais rapidamente no chão. Todavia, as menores preocupam, pois ficam suspensas por muito mais tempo.

É por isso que os cientistas pedem para que você, de agora em diante, só dê descarga depois de abaixar a tampa do vaso.

Continua depois da publicidade

Fonte: Scientific Reports

 

Mais Sugestões

Conteúdos Recomendados

©2025 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software