Saúde

Cidades do Litoral de SP iniciam vacinação com Dose Zero contra o sarampo

Campanha segue orientação do Ministério da Saúde e mira bebês de 6 a 11 meses; aumento de casos reforça alerta para a importância da imunização precoce

Luana Fernandes Domingos

Publicado em 03/07/2025 às 08:50

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Imunização é destinada a crianças de 6 a 11 meses de idade / Divulgação/PMSV

Continua depois da publicidade

Cidades da Baixada Santista intensificam a proteção de bebês contra o sarampo com o início da aplicação da chamada Dose Zero (D0) da vacina, recomendada pelo Ministério da Saúde. A imunização é destinada a crianças de 6 a 11 meses de idade, como uma forma de reforçar a prevenção antes das doses de rotina, aplicadas aos 12 e 15 meses.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Em Cubatão, a Dose Zero já está disponível nas 15 unidades de saúde com salas de vacina, de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h — com parte delas funcionando até as 19h. A vacina utilizada é a tríplice viral, que protege contra sarampo, caxumba e rubéola. A cidade já ultrapassou a meta de cobertura vacinal estipulada pelo Plano Nacional de Imunizações (PNI), que é de 95%.

Continua depois da publicidade

Leia Também

• Vacina BCG previne formas graves de tuberculose e é celebrada neste 1º de julho

• Vacina contra gripe passa a ser aplicada no plantão noturno do PS Infantil de Cubatão

• Primeira vacina contra chikungunya no Brasil é aprovada pela Anvisa

Vacina contra gripe passa a ser aplicada no plantão noturno do PS Infantil de Cubatão.

Já em São Vicente, a campanha foi iniciada nesta quarta-feira (2), com a aplicação da vacina dupla viral (sarampo e rubéola) em bebês de 6 a 8 meses e 29 dias, e da tríplice viral para os de 9 a 11 meses. A aplicação acontece em cinco unidades de saúde e no posto do Brisamar Shopping, que atende de segunda a sábado, das 10h às 19h.

Continua depois da publicidade

Em Santos, a dose zero contra sarampo também começou a ser aplicada, ampliando a proteção infantil contra meningite.

A chamada Dose Zero não substitui o esquema vacinal regular. Trata-se de uma proteção adicional em um momento crítico do desenvolvimento infantil. “Os pais devem garantir essa imunização e continuar seguindo o calendário normalmente”, destaca Daniele Gimenes Martins, enfermeira responsável pela imunização em São Vicente.

O reforço na vacinação ocorre em meio ao alerta de autoridades sanitárias internacionais. Segundo a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), 2.325 casos de sarampo foram registrados nas Américas até abril deste ano, incluindo quatro mortes. O número representa um aumento de 11 vezes em relação ao mesmo período de 2024. O Brasil está entre os países com registros confirmados da doença.

Continua depois da publicidade

O sarampo é uma infecção altamente contagiosa, causada por um vírus que se espalha facilmente pelo ar. Os principais sintomas incluem febre alta, manchas vermelhas no corpo, tosse, coriza e olhos sensíveis à luz. A doença pode causar complicações graves, principalmente em crianças pequenas, como pneumonia, diarreia, infecções no ouvido e até inflamações cerebrais fatais.

A lista de unidades de vacinação e os horários atualizados podem ser conferidos nos sites oficiais das prefeituras de Cubatão e São Vicente. Para a aplicação da dose, é necessário apresentar documento com foto, certidão de nascimento da criança e carteira de vacinação.

Mais Sugestões

Conteúdos Recomendados

©2025 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software