Saúde

Cardiologista ensina como escolher o melhor tipo de chocolate para consumir na Páscoa

Chocolate 100% cacau é menos acessível, porém é o mais saudável, pois quanto mais cacau, maior o benefício da ingestão do chocolate

Da Reportagem

Publicado em 14/04/2022 às 15:40

Compartilhe:

Segundo especialista, quanto mais cacau tiver na mistura do chocolate, mais puro ele será e conterá menos gordura e açúcar / Freepik

Chocolate branco, meio amargo, ao leite, diet, existem uma infinidade de tipos de chocolate no mercado, mas é fundamental saber escolher o melhor para o consumo, ainda mais se a pessoa já sofre com algum problema de saúde, que pode ser agravado com a ingestão de grande quantidade de açúcar. Para facilitar a escolha, sobretudo nesse período de Páscoa, o cardiologista e especialista em marca-passo Dr. Roberto Yano, explica as características de alguns dos doces e orienta sobre o tipo ideal para cada pessoa.

Segundo Yano, quanto mais cacau tiver na mistura do chocolate, mais puro ele será e conterá menos gordura e açúcar. "O cacau tem substâncias que são precursoras do triptofano e da serotonina, neurotransmissores que regulam o nosso humor, sono e apetite. Ele é rico em ferro, em substâncias antioxidantes, e por isso entra na lista dos anti-inflamatórios naturais", explicou o Dr. Roberto.

No entanto, isso não quer dizer que a ingestão do chocolate só traz vantagens. O médico destaca que é preciso observar a quantidade a ser consumida, pois se for em excesso não trará benefícios.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

"O chocolate ao leite, por exemplo, tem em torno de 25% de cacau, o restante é açúcar e gordura. O açúcar é um alimento pró-inflamatório, ou seja, além de causar inflamações, pode ocasionar picos de insulina, aumentar os triglicerídeos e o colesterol ruim. O ideal é consumir o chocolate ao leite poucas vezes, ou escolher outro tipo com uma porcentagem maior de cacau, como chocolate meio amargo ou o amargo", esclareceu Yano.

Quando o chocolate é diet significa que ele não possui determinado ingrediente, como açúcar ou gordura. Alguns podem ter adoçante, por isso é importante sempre ler o rótulo. "As pessoas que são diabéticas, devem consumir apenas o chocolate diet, 70% cacau ou zero açúcar, ao invés do chocolate ao leite ou chocolate branco, pois estes últimos possuem muito açúcar. Mas é importante ressaltar, que nem sempre o chocolate diet tem menos calorias", alertou.

O chocolate 40% cacau é facilmente encontrado no comércio. No Brasil é chamado de meio amargo, chocolates que têm entre 40 e 65% de cacau. "Esse tipo de chocolate pode ter menos açúcar, mesmo assim possuir na mistura gordura hidrogenada que não faz bem para o organismo", afirmou Yano.

Existe ainda o chocolate 100% cacau, ele é menos acessível, porém é o mais saudável, pois quanto mais cacau, maior o benefício da ingestão do chocolate.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Cotidiano

Às moscas, aeroporto poderia receber 100 mil passageiros ao ano no litoral de SP

Sem força política, Baixada Santista acabou preterida pela Petrobras, que transferiu voos com trabalhadores do pré-sal para o Rio de Janeiro

Variedades

Filme sobre a vida de Donald Trump ganha data de estreia no Brasil; veja detalhes

Ex-presidente dos EUA e empresário é interpretado por Sebastian Stan

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter