Saúde

Cabelegria eleva autoestima de pacientes oncológicas em Santos

Posto móvel de perucas passou o dia estacionado na instituição atendendo não só as pacientes, mas também os interessados em doar cabelo para a ONG

Luana Fernandes

Publicado em 24/10/2023 às 07:00

Atualizado em 24/10/2023 às 16:03

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Cabelegria passou por Santos e atendeu pacientes oncológicas / Tathiana Freitas/DL

Continua depois da publicidade

Um carinho na autoestima. Assim podemos definir a ação do Posto Móvel de Perucas da organização não-governamental Cabelegria, que estava estacionado nesta segunda-feira (23) no Hospital Beneficência Portuguesa (HBP). O objetivo do projeto é recuperar a autoestima de pacientes oncológicas que, na maioria das vezes, perdem os cabelos durante o tratamento. A doação de perucas é feita de forma gratuita.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Continua depois da publicidade

Leia Também

• Avaliada em quase R$ 400 mil, carga de cabelo humano é apreendida em MS

• Casos de cegueira temporária faz Anvisa proibir venda de pomadas para cabelo

Com doações espontâneas de cabelo, a ONG consegue produzir perucas 100% naturais. Durante a passagem do posto por Santos, pelo segundo ano consecutivo no estacionamento do HBP, tanto pacientes quanto doadoras marcaram presença. 

No caso da secretária executiva Solange Andrade, moradora da Encruzilhada, a peruca escolhida fará ela se sentir mais bonita. “Quando eu fui cortar o cabelo da última vez, eu quase chorei. Porque eu queria fazer um corte, mas não tinha como. Não tem muito o que fazer ainda e eu fiquei bem triste. A peruca me deixa feliz”, conta a paciente, que está há dois anos em tratamento e já com o cabelo em crescimento.

Continua depois da publicidade

Já no caso da estudante Cassia Vocassio, de 17 anos, a doação do seu cabelo é sinônimo de satisfação e mudança. “Eu estou dando uma parte minha que eu sempre cuidei com muito amor para uma pessoa que eu não conheço, mas que eu já amo, e eu espero que ela ame esta parte minha tanto quanto eu. Além disso, acredito que a mudança é importante para fazer a gente sair do lugar”, celebra após cortar mais de 30 centímetros de cabelo para doar à ONG.

A movimentação do posto contava com a curiosidade das pacientes atendidas pelo hospital, mas, principalmente, pela disposição de pessoas para doação de mais cabelo. Crianças e adultos passaram pelas mãos dos profissionais da Cosmopolitan Hair para cortar os fios e oficializar a doação ao projeto.

Além disso, algumas pessoas trouxeram doações de casa. Foi o caso de Nádia Mendes que trouxe as mechas da filha Fernanda, de 20 anos. “É muito importante. Todos nós podemos passar por isso. A minha mãe teve câncer de mama. É muito importante para a autoestima da mulher que está passando por isso. Minha filha cortou o cabelo nesta intenção porque viu tudo isso de perto”, comenta.

Continua depois da publicidade

Outros projetos também fizeram suas doações, como foi o caso da ONG Enlace, que entregaram uma caixa cheia de mechas de cabelo e receberam o certificado. O projeto trabalha com o acolhimento emocional de pacientes oncológicas ministrando rodas de conversa e explicando sobre cuidados integrativos.

Humanização

O Hospital Beneficência Portuguesa traz sempre projetos voltados à autoestima dos pacientes oncológicos visando humanizar o tratamento. “A mulher durante um tratamento quimioterápico acaba podendo perder o cabelo e nós sabemos o quanto o cabelo é importante para a autoestima. Fizemos com o Cabelegria no ano passado, fizemos este ano e com certeza estaremos aqui no ano que vem”, explica a coordenadora de Humanização, Paula Ribeiro.

Continua depois da publicidade

A participação do posto da Cabelegria faz parte do encerramento da última semana do Outubro Rosa, que desenvolveu várias ações voltadas aos cuidados com as pacientes oncológicas. Além disso, durante todo o ano, a instituição promove tardes da beleza com cabeleireiros, maquiadores, manicures, pedicures e outros serviços que ajudem a aumentar a autoestima destas mulheres. “Este é resultado de um trabalho de todo o ano. Nós encerramos no Outubro Rosa um trabalho de conscientização e cuidado que fazemos durante todo o ano”, completa o presidente do HBP, Ademir Pestana.

Este é o segundo ano do Cabelegria no Hospital Beneficência Portuguesa. Mas a ONG roda o país inteiro com o posto itinerante. Para saber mais informações sobre onde é a próxima parada ou como fazer uma doação de cabelo, é só acessar o site www.cabelegria.org.

Mais Sugestões

Conteúdos Recomendados

©2025 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software