Saúde

Baixada Santista inicia vacinação contra sarampo e febre amarela em Dia D

As campanhas regionais começa segunda-feira (2) em postos fixos e volantes; veja onde atualizar sua carteira de vacina no litoral de São Paulo

Giovanna Camiotto

Publicado em 01/02/2026 às 09:32

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Todas as pessoas de 12 meses a 59 anos de idade têm indicação para serem vacinadas contra o sarampo / Ministério da Saúde/Divulgação

Continua depois da publicidade

Os municípios da Baixada Santista iniciam a partir de segunda-feira (2) uma mobilização regional para reforçar a cobertura vacinal contra o sarampo e a febre amarela. A campanha, que ocorre nas unidades de saúde das cidades, terá seu ponto alto no dia 7 de fevereiro, data escolhida para o "Dia D".

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

O Diário do Litoral entrou em contato com as Prefeituras para obter informações sobre a campanha vacinal na região, mas não obteve todas as respostas. O espaço ficará aberto para eventuais atualizações.

Continua depois da publicidade

Leia Também

• Projeto de lei propõe incluir vacina contra Meningite B no calendário nacional do SUS

• Butantan esclarece 10 boatos sobre a vacina do HPV e reforça eficácia do imunizante

• Vacina da dengue: Butantan divulga linha do tempo de uma das maiores conquistas da saúde

Confira abaixo as principais informações sobre a campanha nacional de vacinação, incluindo horários e unidades de saúde que estarão disponíveis para a atualização da caderneta.

Itanhaém

A campanha de vacinação contra o Sarampo e a Febre Amarela vai iniciar na próxima segunda-feira (2) em todas as USF. Especificamente no Dia D, as doses estarão disponíveis nas unidades do Centro, Belas Artes, Gaivota e Suarão, das 9 às 16 horas.

Continua depois da publicidade

Também haverá postos volantes na região do Oásis, percorrendo o Beco da Emerson, Rua Emerson Silva, Rua Leonildo Garavati, Rua Professor Atílio Fonseca e Rua José Carlos Cordeano Alves.

Além de proteger contra as doenças principais, os moradores de Itanhaém poderão receber a vacina Tríplice Viral (SCR), que também previne caxumba e rubéola. Para se vacinar é necessário levar um documento com foto e a carteira de vacinação.

Bertioga

Em Bertioga, o reforço da vacinação também inicia na segunda-feira (2) em todas as Estratégias de Saúde da Família (ESFs), das 9h às 15h. Já no dia 7 de fevereiro, a ação acontecerá das 9h às 16h, com a inclusão de um posto volante nos bairros São João e Caiubura.

Para receber os imunizantes, a população deve comparecer às unidades de saúde com documento com foto, carteira de vacinação e cartão do SUS (se possuir). Durante a ação, também estarão disponíveis imunizantes de rotina para acerto da caderneta de vacina dos moradores.

Continua depois da publicidade

Peruíbe

A semana de intensificação da vacinação ocorrerá entre os dias 2 e 6 de fevereiro c das 9h às 15h, em todas as USAFAs do município, com exceção da USAFA Vila Peruíbe (somente na segunda-feira) e da USAFA Recreio Santista (somente na terça-feira).

O atendimento é gratuito. Para receber a vacina, é recomendado levar um documento de identificação e a carteira de vacinação, se houver.

Mongaguá

A campanha de vacinação estará disponível entre os dias 2 e 8 de fevereiro em todas as Unidades de Saúde do município, dentro do horário normal de funcionamento, com foco na atualização da situação vacinal de crianças, adolescentes e adultos.

Continua depois da publicidade

No Dia D, está prevista a implantação de um posto volante de vacinação, cujo local será divulgado previamente pelos canais oficiais da Prefeitura. Também estarão disponíveis os demais imunobiológicos do Calendário Nacional de Vacinação, caracterizando uma ação de multivacinação.

A vacinação será seletiva, mediante avaliação da caderneta. É fundamental que o munícipe leve documento de identidade e o comprovante de vacinação.

São Vicente

A semana de mobilização ocorrerá entre os dias 2 e 7 fevereiro com a adesão também da vacina da tríplice viral. A ação visa atualizar a caderneta de imunização dos munícipes e garantir a proteção contra doenças como sarampo, caxumba e rubéola, além da febre-amarela.

Continua depois da publicidade

O atendimento ocorre nas 26 unidades de saúde da Cidade, das 9h às 16h30. É necessário apresentar documento com foto e carteirinha de vacinação. Vale mencionar que, no Dia D, a campanha ocorrerá no posto Brisamar Shopping (Rua Frei Gaspar, nº 265 - Centro), das 10h às 19h.

Conteúdos Recomendados

©2026 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software