Saúde

Baixada Santista entra em alerta com 50 casos de meningite e duas mortes

Os óbitos em Praia Grande e Santos acendem sinal de emergência; as autoridades reforçam vacinação e buscam casos em escolas

Giovanna Camiotto

Publicado em 06/11/2025 às 07:30

Atualizado em 06/11/2025 às 07:38

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

As cidades têm intensificado as campanhas de vacinação e monitoramento / Unsplash

Continua depois da publicidade

A Baixada Santista vive um momento de alerta sanitário após registrar um aumento expressivo nos casos de meningite em 2025. Nesta quarta-feira (5), a região somou 50 casos confirmados, além de sete suspeitas em investigação e duas mortes causadas pela doença, ocorridas em Praia Grande e Santos.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Os municípios de Guarujá e São Vicente lideram o número de diagnósticos confirmados na região, segundo o g1. Em Praia Grande, a Vigilância Epidemiológica monitora o avanço da doença após a morte de uma menina de 11 anos, estudante da rede pública, por meningite tipo C, e a confirmação de um caso em um aluno de dois anos. Em Santos, foram registrados 6 casos e 1 óbito de um homem de 57 anos.

Continua depois da publicidade

Leia Também

• Meningite volta a assustar o Litoral de SP após morte de menina de 11 anos

• Santos começa dose zero contra sarampo e amplia proteção infantil contra meningite

• Verme causador da Meningite é achado no caramujo africano e em outros moluscos no RJ

Vacinação intensificada na Baixada

Diante do cenário, as cidades têm intensificado as campanhas de vacinação e monitoramento. Em São Vicente, por exemplo, a vacina está disponível nas Unidades Básicas de Saúde e em postos de vacinação especiais. Já Mongaguá realiza buscas ativas e campanhas itinerantes em escolas.

As baixas coberturas vacinais em alguns municípios acendem o sinal amarelo. Em Mongaguá, por exemplo, a cobertura da Meningocócica C está em 40,85%, bem abaixo do ideal para garantir a proteção coletiva. Por isso, a mobilização da população em todas as cidades da Baixada Santista é considerada fundamental para controlar o surto.

Continua depois da publicidade

Sintomas e prevenção

A meningite é uma inflamação das membranas que revestem o cérebro e a medula espinhal, podendo ser causada por vírus ou bactérias. Os sintomas da doença são frequentemente intensos e incluem febre alta, dor de cabeça forte, rigidez na nuca e, muitas vezes, vômitos. Em crianças, sintomas como irritabilidade, moleza e manchas vermelhas pelo corpo também servem de alerta.

A prevenção é considerada a medida mais eficaz para frear o avanço da meningite. As autoridades de saúde enfatizam a necessidade de a população procurar as unidades de saúde para garantir a atualização do esquema vacinal, que inclui as vacinas Meningocócica C, Meningocócica conjugada, Pentavalente e Pneumocócica 10.

Mais Sugestões

Conteúdos Recomendados

©2025 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software