Saúde
Agência determinou suspensão total de Minoxi Turbo Glammour e Macho Alfa Minoxidil Turbo 15%; uso, venda e fabricação estão proibidos
Além da retirada imediata do mercado, o órgão proibiu a comercialização, distribuição, fabricação, divulgação e uso do produto / Divulgação
Continua depois da publicidade
A Anvisa determinou, nesta segunda-feira (8), o recolhimento do Tônico Capilar Minoxi Turbo Glammour Professional, fabricado pela empresa Gammour Professional.
Além da retirada imediata do mercado, o órgão proibiu a comercialização, distribuição, fabricação, divulgação e uso do produto.
Continua depois da publicidade
O motivo da decisão é que o tônico foi registrado como cosmético, mas seu rótulo promete efeitos semelhantes aos do medicamento Minoxidil, incluindo estímulo ao crescimento de barba, cabelo e bigode.
Veja também: Anvisa proíbe vinagre de maçã após identificar substância com irregularidade química
Continua depois da publicidade
Como o princípio ativo do remédio não pode ser indicado em cosméticos, a formulação está irregular e, portanto, foi enquadrada como uso indevido.
Outro produto alvo da fiscalização foi o Macho Alfa Minoxidil Turbo 15%. Sem registro na Anvisa, o item também foi proibido de ser vendido, distribuído ou utilizado, e deverá ser apreendido.
Minoxidil é um medicamento e não pode ser usado em cosméticos.
Produtos com alegações terapêuticas precisam de registro específico.
Substâncias irregulares devem ser recolhidas e não utilizadas pela população.
Continua depois da publicidade
Veja também: Remédios 'fakes' se espalham no Brasil; confira ranking dos medicamentos mais visados
A Anvisa reforça que o Minoxidil só deve ser utilizado com orientação médica e que não é permitido em produtos de higiene pessoal ou beleza. O uso inadequado pode trazer riscos à saúde, especialmente quando aplicado sem acompanhamento profissional.