Ele pode ser consumido em forma de cápsulas / Imagem: Orange-kun/Wikimedia Commons
Continua depois da publicidade
Muitas vezes, os alimentos mais populares não são os que mais contribuem para nossa saúde. Quando a busca é por uma fonte superior de vitamina D, um óleo pouco convencional supera as expectativas.
Estamos nos referindo ao óleo de fígado de bacalhau. Caso você nunca tenha ouvido falar, saiba que ele é um suplemento de fácil acesso e pode ser encontrado em farmácias ou lojas especializadas em produtos naturais. É vendido na forma viscosa tradicional ou em cápsulas gelatinosas.
Continua depois da publicidade
A combinação única de ômega 3, vitamina A e vitamina D confere a este óleo um arsenal de propriedades protetoras. O bacalhau, portanto, além de famoso em diversas receitas, se torna fundamental para a saúde, como mostra a galeria abaixo:
Veja agora os 7 benefícios comprovados do óleo de bacalhau para a manutenção de uma saúde plena, abrangendo do coração aos ossos, e articulações.
Continua depois da publicidade
O coração é um dos órgãos mais beneficiados pela composição do óleo de fígado de bacalhau. Um estudo conduzido por pesquisadores do Paquistão, publicado em 2021, ressaltou o impacto positivo do ômega 3. Esta gordura boa possui propriedades anti-inflamatórias muito fortes, que atuam no corpo de forma positiva e podem ajudar a limpar as artérias, otimizando a circulação sanguínea.
Além de suas características anti-inflamatórias, o ômega 3 também demonstra notáveis propriedades antioxidantes. Esta dupla ação é fundamental, pois ajuda a equilibrar o nível de colesterol no sangue. Isso se torna uma importante medida preventiva contra o surgimento de infarto e de quadros graves de insuficiência cardíaca.
A saúde dos ossos é diretamente favorecida pela altíssima concentração de vitamina D encontrada no óleo de fígado de bacalhau, que chega a 10 mil IU. Esta dosagem é consideravelmente maior do que o valor diário recomendado, que fica na faixa de 400 a 800 UI, segundo a Academia Nacional de Medicina. Uma dose protetora como essa é fundamental para manter o sistema esquelético forte.
Continua depois da publicidade
A suplementação com essa vitamina é essencial, pois ela maximiza a capacidade do corpo de fixar o cálcio e o fósforo nos ossos, sendo uma forma eficaz de prevenir o desenvolvimento da osteoporose.
A artrite é uma doença de natureza inflamatória que pode ser amenizada com o auxílio dos potentes compostos anti-inflamatórios presentes no óleo de bacalhau, com ênfase no ômega 3. Este componente ativo tem a capacidade de potencializar e fortalecer as células auto-imunes do organismo, direcionando-as para combater o foco da inflamação de forma mais eficaz, aliviando o desconforto.
Ao potencializar essa resposta imune, o óleo auxilia a combater a inflamação de maneira mais eficiente. Isso, por sua vez, resulta em uma diminuição considerável da dor crônica e em uma melhora na qualidade de vida dos pacientes.
Continua depois da publicidade
As vitaminas A e D, juntamente com o ômega 3, que são nutrientes abundantes no óleo de bacalhau, estendem seus benefícios à saúde do pâncreas. Este órgão vital, responsável pela produção de insulina, tem seu funcionamento otimizado quando o ambiente celular é menos agredido pelos radicais livres.
Outro ponto de destaque é que o suplemento também contribui ativamente para evitar a resistência do corpo à insulina. Esta condição é reconhecida como a principal causa de diversos tipos de diabetes.
A integridade do DNA celular é constantemente ameaçada pelos radicais livres, que podem induzir danos e levar à multiplicação celular descontrolada, que gera os tumores. A ação antioxidante combinada do ômega 3 e da vitamina A, presentes no óleo de bacalhau, atua como uma barreira protetora importante, prevenindo este tipo de dano e contribuindo para a manutenção da saúde celular e genética.
Continua depois da publicidade
Ele é eficaz na prevenção do envelhecimento precoce, principalmente pela presença significativa de vitamina A. Este nutriente tem uma poderosa função antioxidante que age nas células de todo o corpo, mas é notável na pele, que é o nosso maior órgão e o mais exposto aos danos.
Os antioxidantes são essenciais para combater os radicais livres, que danificam as células da pele e causam o surgimento de rugas e de flacidez ao longo do tempo. Além desse benefício, o óleo também contribui para promover a hidratação. Isso confere à pele uma aparência mais brilhante.
As células nervosas que formam nosso cérebro recebem uma proteção vital através da ingestão do ômega 3. Essa proteção neurocelular faz do óleo um suplemento importante, capaz de oferecer suporte e se tornar um aliado no tratamento de condições emocionais e mentais, como a ansiedade e a depressão.
Continua depois da publicidade
Por fim, a ação antioxidante, que tem sido um tema recorrente, é fundamental para o sistema nervoso. Ela contribui para a prevenção de doenças degenerativas graves, como o Alzheimer e outras condições que afetam a função cognitiva.
Uma simples suplementação em cápsulas pode oferecer um leque vasto de benefícios, promovendo a renovação e a longevidade de toda a sua saúde.
O canal da BBC News tem um vídeo mostrando qual a melhor forma de consumir essa importante gordura:
Continua depois da publicidade