Fadiga constante pode estar ligada a distúrbios do sono, como a apneia / Freepik
Continua depois da publicidade
O início do dia influencia diretamente nosso estado de espírito e energia. Sair da cama com calma traz mais benefícios do que acordar no limite do horário e se apressar para cumprir tarefas.
Com pequenas mudanças na rotina, é possível tornar as manhãs mais leves. Além disso, a natureza tem uma pílula secreta que ajuda dormir: a banana.
Continua depois da publicidade
Confira hábitos que podem ajudar a manter o bem-estar ao longo das horas.
Acordar sentindo cansaço não é algo normal. Manter horários regulares para se deitar e se levantar ajuda o corpo a entrar em sintonia. A indicação é dormir entre sete e nove horas todas as noites.
Continua depois da publicidade
Um sono consistente é essencial para recarregar as energias. Pesquisas apontam que descansar menos de sete horas por dia pode reduzir o rendimento até nas atividades mais simples.
A prática de “só mais cinco minutos” pode atrapalhar a disposição. Esses curtos cochilos quebram o ciclo do sono e geram mais fadiga e dificuldade de atenção no início do dia.
O melhor é ensinar o corpo a respeitar o horário de deitar e levantar. Usar a função soneca repetidamente apenas desregula o organismo.
Continua depois da publicidade
A luz natural das primeiras horas da manhã é uma aliada importante. Tomar sol logo cedo auxilia na regulação do relógio biológico, melhora o humor e até age como antidepressivo natural.
Permitir a entrada da luz no quarto facilita o despertar, e passar tempo ao ar livre ao longo do dia ajuda a ter um sono mais profundo à noite.
Para evitar acordar com aquela sensação de cansaço, o canal "Olá, Ciência!" preparou um vídeo bastante útil. Assista abaixo:
Continua depois da publicidade
O desgaste ocasional tende a desaparecer com algumas boas noites de sono. Porém, se a fadiga não passar, é fundamental procurar atendimento médico para investigar possíveis problemas que interfiram no descanso.
Entre eles, está a apneia do sono, condição em que a respiração é interrompida várias vezes durante a noite, causando despertares frequentes e sono excessivo no dia.
A fadiga contínua também pode estar ligada a questões como fibromialgia, esclerose múltipla, anemia e até infecções. Na dúvida, a avaliação profissional é o caminho mais seguro.
Continua depois da publicidade