SAÚDE
Vivemos uma rotina que nos leva a buscar cada vez mais a conveniência. Por isso, a alimentação enquanto assistimos a TV parece algo normal. Mas, não é
Um especialista aponta qual o hábito mais prejudicial para a saúde mental / Freepik
Continua depois da publicidade
Em um mundo que valoriza o ritmo acelerado e a conexão permanente, é comum que a atenção à mente seja esquecida. A saúde mental, no entanto, é fundamental para o bem-estar e a vitalidade.
Sem ela, conquistas e relacionamentos perdem o sentido. Cuidar do cérebro é, acima de tudo, uma condição para viver melhor e com mais qualidade.
Continua depois da publicidade
O especialista em saúde mental, Manuel Sans Segarra, em uma entrevista para o portal Rac1, apontou qual hábito moderno é o mais prejudicial para a saúde do cérebro. Para ele, a pior coisa que alguém pode fazer é comer em frente à TV.
E caso você sempre tenha vontade de comer doce após o jantar, saibaque seu corpo pode estar pedindo socorro.
Continua depois da publicidade
Vivemos uma rotina que nos leva a buscar cada vez mais a conveniência. Por isso, a alimentação enquanto assistimos a TV parece algo normal. Mas o médico diz que "a pior coisa que se pode fazer é comer na frente da televisão".
A mente precisa de estímulo e, por isso, hábitos passivos como esse podem prejudicar a sua saúde mental.
O especialista pontua que a solução para uma mente saudável é focar em três pilares. O primeiro é o estilo de vida, que inclui a prática de exercícios físicos e uma alimentação equilibrada, de forma consistente.
Continua depois da publicidade
O segundo pilar é a atividade intelectual. Ler, viajar e aprender coisas novas ajudam a fortalecer o cérebro. A variedade e o desafio constante são o segredo para a vitalidade mental.
O terceiro pilar é ter boas relações sociais. Para o especialista, "a troca de energia com outras pessoas fortalece as capacidades neurológicas e ajuda a preservar a vitalidade mental".
Amizades, conversas e momentos de convívio são atividades que ativam o cérebro. Além disso, a socialização ajuda a criar resiliência diante das adversidades da vida.
Continua depois da publicidade