O café tradicional feito em casa com pó fresco e sem aditivos ou açúcares / Imagem gerada por IA/Google Gemini
Continua depois da publicidade
Pesquisadores da Universidade de Tulane e do Instituto Nacional do Coração, Pulmão e Sangue dos EUA trouxeram uma boa notícia para os amantes do café, mas com uma ressalva crucial: a bebida realmente promove a longevidade e é benéfica para a saúde, mas apenas se consumida pela manhã. A conclusão é de um estudo publicado em 2025 pela Oxford University Press.
O estudo acompanhou 40.725 participantes por quase dez anos, monitorando hábitos e indicadores de saúde. O resultado surpreendente foi que a hora de beber o café é o fator decisivo.
Continua depois da publicidade
Os cientistas descobriram que consumir café à tarde, à noite ou ao longo do dia não só anula os benefícios, mas pode ser prejudicial. Já aqueles que tinham o hábito de tomar a bebida exclusivamente pela manhã apresentaram um risco 16% menor de morte por doenças cardiovasculares e uma mortalidade geral 31% menor.
Segundo o Dr. Lu Qi, autor do estudo, a explicação está na forma como o café afeta o ritmo circadiano e os hormônios. O consumo de cafeína fora do período da manhã pode desregular o ciclo de sono-vigília e diminuir os níveis de melatonina.
Continua depois da publicidade
A baixa melatonina e a interrupção do sono estão ligadas a um aumento do estresse oxidativo, inflamações e pressão alta, todos fatores de risco para doenças cardiovasculares.
Descobra outros benefícios do café no vídeo publicado pelo Dr. Samuel Dalle Laste.
Continua depois da publicidade