Saúde

5 dicas para planejar o seu emagrecimento no fim de semana

Para perder os quilos extras que incomodam é necessário planejamento

Da Reportagem

Publicado em 15/07/2022 às 18:02

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

É preciso planejamento para emagrecer com saúde / Freepik

Continua depois da publicidade

Para tudo na vida é preciso planejamento. Dificilmente uma pessoa acorda um dia e pensa "vou comprar uma casa", ou "vou ter um filho". Por que seria diferente com a ideia de emagrecer? Para que o plano de perder peso dê certo, o segredo do sucesso também é o planejamento.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Segundo dados do Sistema de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas, 57% dos brasileiros estavam com sobrepeso em 2021. E ainda de acordo com o estudo "A Epidemia de Obesidade e as DCNT -- Causas, custos e sobrecarga no SUS", conduzido pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), aponta que no ano de 2030, 68% dos brasileiros terão excesso de peso e 26% sofrerão de obesidade.

Continua depois da publicidade

Leia Também

• Trocar pão por tapioca ajuda a emagrecer? Nutricionista explica

• É possível emagrecer tomando água gelada?

• Engordar e emagrecer repentinamente pode causar problemas cardíacos e diabete

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

"A obesidade é um problema sério que acarreta diversas doenças no decorrer da vida do paciente. E com o grande acesso a alimentos processados e industrializados, além de fast food, é realmente difícil para a maioria das pessoas ter foco e disciplina para uma dieta regrada que possa colaborar para a perda de peso", diz a coordenadora do curso de Nutrição da Faculdade Anhanguera, Patricia de Moraes Pontilho.

Continua depois da publicidade

A seguir, a especialista elenca cinco dicas para ajudar a quem está lutando contra a balança.

TENHA UM PLANO

É importante ter metas realizáveis: ter X quilos para perder em X tempo. Dessa forma, com calma e pensando a longo prazo, as pequenas vitórias do processo serão mais bem valorizadas durante o processo. Dietas restritivas podem trazer resultados rápidos, mas o organismo pode recuperar os quilos perdidos também em pouco tempo, o que acaba frustrando o indivíduo, que coloca todo o esforço a perder. Devagar se vai ao longe, como diz o ditado.

Continua depois da publicidade

ATENÇÃO AO QUE COME

Quando for ao supermercado, fique de olho nos rótulos! Os primeiros ingredientes de qualquer produto são os mais presentes no alimento. Por exemplo: se um pão é integral o primeiro ingrediente da composição necessariamente deve ser farinha integral. Além disso, procure evitar alimentos gordurosos, calóricos e industrializados e processados (geralmente contém muito açúcar e sal).

REVEJA HÁBITOS

Continua depois da publicidade

É preciso rever alguns hábitos sociais, além dos hábitos alimentares. Se você está buscando emagrecer, deve reduzir o número de refeições fora de casa e buscar estratégias para não perder o convívio social sem sacrificar o seu objetivo de emagrecimento. É difícil resistir a petiscos e, principalmente, a bebidas alcoólicas, que são costumeiramente consumidas em celebrações e encontros entre amigos.

Uma dica importante é tentar fazer uma refeição saudável antes do evento para chegar lá sem fome ou escolher apenas uma porção pequena dos petiscos servidos, consumindo devagar e com atenção. Manter o foco na hidratação durante esses eventos também é importante, por exemplo, no caso de abrir uma exceção para a bebida alcóolica, para cada dose coloque a meta de uma garrafinha de água em seguida e isso ajudará a reduzir consideravelmente o consumo. Se possível, avise aos mais chegados a sua decisão de focar na sua saúde e em sua meta de emagrecer: certamente quem se preocupa e gosta de você vai entender a sua necessidade.

TRATE TAMBÉM SEU LADO EMOCIONAL

Continua depois da publicidade

O estresse, a depressão e a ansiedade são componentes que podem influenciar bastante na balança. Muitas pessoas acabam descontando na comida seus problemas emocionais, por isso, é importante também procurar tratamento psicológico para identificar possíveis transtornos e doenças mentais que impactem no aspecto físico.

FAÇA EXERCÍCIOS FÍSICOS

Essa dica vale não apenas para quem quer emagrecer, mas para todas as pessoas. Fazer atividade física é bom para a balança, o emocional e a saúde, além de prevenir doenças, melhorar a produtividade e o bem-estar.

Continua depois da publicidade

Mais Sugestões

Conteúdos Recomendados

©2025 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software