Variedades
A franquia criada por Akira Toriyama teve um inusitado projeto em torno dela há alguns anos, e até hoje muitos responsáveis sentem vergonha de terem participado dele
Responsáveis pelo maior fracasso de 'Dragonball' reconheceram o erro em torno do trabalho / Reprodução
Continua depois da publicidade
Hollywood nem sempre soube como adaptar animações para os cinemas, principalmente se tratando de animes. Lançado em 2009, "Dragonball Evolution" tinha como propósito transformar a famosa saga de Akira Toriyama em uma franquia cinematográfica.
Entretanto, as coisas não terminaram exatamente como a 20th Century Fox estava prevendo. Além de ter custado US$ 30 milhões para o estúdio, o longa rendeu mundialmente apenas US$ 55 milhões, e ainda trouxe diversas polêmicas nos últimos anos.
Continua depois da publicidade
Por mais que grande parte da culpa venha da própria Fox, por ter autorizado o projeto ver a luz do dia, um dos principais responsáveis na produção chegou a se desculpar publicamente pelo trabalho.
Em 2016, o roteirista Ben Ramsey, não apenas pediu perdão pelo trabalho, como divulgou uma espécie de "carta aberta" sobre seu trabalho e o definiu como "um momento criativo muito doloroso na vida".
Continua depois da publicidade
"Eu sabia que um dia tudo se resumiria a isso. Dragonball Evolution marcou um momento criativo muito doloroso na minha vida. Ter algo com o meu nome como roteirista sendo tão criticado globalmente é de partir o coração.
Receber mensagens de ódio do mundo inteiro é de partir o coração. Passei tantos anos tentando me livrar da culpa, mas no final tudo se resume ao que foi escrito, e assumo total responsabilidade pelo que foi uma enorme decepção para tantos fãs."
Ramsey ainda comentou que apenas aceitou participar do projeto devido ao bom salário, e não como um fã da franquia. No final das contas, ele passou a entender que quando se embarca em um projeto criativo sem paixão, obtém resultados abaixo da média e, às vezes, termina com resultados horríveis.
Continua depois da publicidade
O fracasso do longa foi tão grande que até hoje a maioria dos envolvidos sempre se desculpam pelo que foi feito. Um exemplo é o próprio intérprete de Goku, Justin Chatwin, que ao prestar uma homenagem no falecimento de Toriyama, aproveitou para também se desculpar pelo filme.
"Descanse em paz, irmão. E lamentamos ter estragado tanto aquela adaptação."
É importante ressaltar que o próprio Toriyama não gostou do resultado final, por conta de uma série de decisões criativas tomadas pelo estúdio que não apenas alteraram diversos arcos, como se transformaram como um verdadeiro insulto à obra de Toriyama.
Continua depois da publicidade
Outra atriz que recentemente se manifestou do fracasso de um filme, foi Rachel Zegler, com relação ao live-action de "Branca de Neve e os Sete Anões".
"Dragonball Evolution" segue disponível no catálogo do Disney+, e em DVD e Blu-Ray.