O Alfa Romeo 8C 2900B era o ápice da velocidade no final da década de 30 / Divulgação/Alfa Romeo
Continua depois da publicidade
O mundo do automobilismo clássico coroou seu novo rei em uma noite de gala na capital francesa. O Alfa Romeo 8C 2900B de 1938 foi o grande vencedor do The Peninsula Classics Best of the Best Award, realizado no dia 26 de janeiro.
A premiação, que reúne os vencedores dos concursos de elegância mais importantes do planeta, elegeu o modelo italiano como o símbolo máximo de design, glamour e engenharia automotiva da atualidade.
Continua depois da publicidade
Com um painel de jurados que incluiu o apresentador Jay Leno, o lendário projetista Gordon Murray e o designer Fabio Filippini, o Alfa Romeo superou outros seis finalistas de peso, representantes de marcas como Mercedes-Benz, Ferrari e Rolls-Royce.
O evento no The Peninsula Paris contou ainda com a presença de celebridades internacionais, como a atriz Nicole Kidman.
Continua depois da publicidade
"Estou extremamente feliz e profundamente honrada em receber o prêmio", afirmou Deborah Keller, representante da The Keller Collection, proprietária do veículo.
"Este veículo único exemplifica a era de ouro do design e da engenharia automotiva italiana e, sempre que o vejo, lembro do motivo pelo qual automóveis tão magníficos merecem ser preservados e celebrados."
Lançado originalmente em 1937, o Alfa Romeo 8C 2900B era o ápice da velocidade no final da década de 30.
Continua depois da publicidade
O exemplar premiado, no entanto, carrega uma história ainda mais especial: seu proprietário original foi Giuseppe "Nino" Farina, o piloto que entraria para a história em 1950 como o primeiro campeão mundial oficial da Fórmula 1.
O design do veículo é uma obra de arte personalizada. Enquanto a maioria dos modelos da série recebia carrocerias da Touring, Farina encomendou uma estrutura sob medida da Stabilimenti Farina, empresa fundada por seu pai.
O projeto contou ainda com a influência estilística de seu tio, Battista "Pinin" Farina, um dos nomes mais celebrados do design mundial.
Continua depois da publicidade
"O Alfa Romeo 8C 2900B de 1938 vencedor representa o auge da engenharia de performance do período pré-guerra", destacou Christian Philippsen, cofundador da premiação. "Ele foi o automóvel italiano mais rápido e exclusivo de sua época, e estamos extremamente satisfeitos em reconheê-lo como o melhor entre os melhores."
Adquirido em estado de restauração parcial, o 8C teve seu processo de recuperação total concluído em 1995. Desde então, acumulou vitórias em ralis e exposições, como o Rali de Monte Carlo.
Para os entusiastas que estão na Europa, o carro vencedor será a estrela do Rétromobile, o famoso salão de carros clássicos de Paris, em exibição até o dia 1º de fevereiro de 2026.
Continua depois da publicidade