A cantora Preta Gil morreu na noite do último domingo (21), aos 50 anos, após enfrentar complicações causadas por um câncer colorretal / Reprodução/Instagram
Continua depois da publicidade
O corpo da cantora Preta Gil chegou ao Brasil na manhã da última quinta-feira (24), vindo dos Estados Unidos.
O desembarque aconteceu no Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo, em um voo que também trouxe familiares próximos, como o filho Francisco Gil, a madrasta Flora Gil, a neta Sol de Maria e a médica Roberta Saretta, que acompanhava o tratamento da artista.
Continua depois da publicidade
O velório está marcado para esta sexta-feira (25), no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, das 9h às 13h, com acesso liberado ao público.
O palco do Theatro já recebeu outras despedidas, como Paulo Gustavo e Ney Latorraca.
Continua depois da publicidade
A artista faleceu no último domingo (20), após enfrentar uma longa batalha contra o câncer. Logo após o desembarque, o corpo seguiu para o Rio de Janeiro, com chegada prevista ainda na manhã de quinta-feira, onde ocorre a despedida oficial.
A escolha do local e do formato da cerimônia atende a um desejo expresso por Preta Gil ainda em vida.
O velório contará com uma área reservada no saguão do teatro para amigos e familiares. Durante a cerimônia, um telão de LED exibirá imagens da cantora.
Continua depois da publicidade
De acordo com o portal O Dia, diferente do que foi especulado anteriormente referente a presença de um trio elétrico no cortejo até o cemitério, a assessoria da cantora informou que um carro do Corpo de Bombeiros será responsável pela locomoção do corpo após o velório.
O caixão então seguirá para a capela ecumênica do Crematório e Cemitério da Penitência, no Caju, onde uma cerimônia restrita a familiares e amigos próximos será realizada, entre 15h e 17h. Após a cerimônia, corpo será encaminhado para cremação.
A homenagem acontecerá em uma data simbólica: o Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha, refletindo o legado da artista na luta contra o racismo e na valorização da mulher negra no Brasil.
Continua depois da publicidade
A Prefeitura do Rio de Janeiro mobilizou agentes para auxiliar na organização do público e garantir a segurança durante o velório, que deve reunir uma grande quantidade de fãs e admiradores. Os pais da cantora, Gilberto Gil e Sandra Gadelha, já estão na cidade para participar da cerimônia.