Com essa ação breve, a carne consegue ficar muito mais suculenta / Samer Daboul/Pexels
Continua depois da publicidade
Na hora de preparar uma carne, muitas pessoas se atentam a vários tópicos, como cuidados na hora do tempero e do corte. Entretanto, existe um detalhe que faz toda a diferença no resultado final.
Só que, diferente dos tópicos mencionados, esse requisito não necessita de muitos cuidados, pois, para que ele faça a diferença no resultado final, basta deixar a carne descansando.
Continua depois da publicidade
Leia também: A carne barata que desbancou o peru e virou estrela das festas de fim de ano
Mesmo que seja bastante comum deixar a carne descansando depois de ser temperada e antes de ser levada ao fogo, é importante deixá-la descansando após ser cozida, seja na panela ou na grelha.
Continua depois da publicidade
Com essa ação breve, a carne não consegue apenas ficar muito mais suculenta, como também existe um motivo plausível para isso acontecer.
Quando a carne descansa, os sucos que se acumularam durante o cozimento conseguem se distribuir por todo o pedaço, e isso tende a acontecer, pois, ao ser aquecida, as fibras da carne se contraem, empurrando os sucos para o centro.
Depois do cozimento, as fibras relaxam, e os líquidos se dispersam pela fatia, espalhando-se de forma mais uniforme, deixando a carne mais suculenta e saborosa.
Continua depois da publicidade
Leia também: Carne brasileira é eleita o segundo melhor prato do mundo por ranking internacional
Uma prova disso é quando cortamos a carne ao sair da grelha: esse suco acaba escorrendo pela tábua. Logo, nesse cenário, a carne acaba saindo mais seca e com um sabor mais fraco.