Por que colocamos uma estrela no topo da árvore de Natal / Reprodução/Freepik
Continua depois da publicidade
As decorações de natal já dominam as lojas e ruas. A temporada de final de ano está oficialmente iniciada e as árvores de natal estão começando a decorar as casas. E um dos maiores símbolos do natal, junto com os pisca-piscas e as bolas, é a estrela que decora o topo da árvore.
Em diversas culturas, as estrelas simbolizam ancestrais, renovação, esperança e ligação entre o divino e o humano.
Continua depois da publicidade
A Estrela de Belém é um dos principais símbolos do Natal cristão, representando a luz divina que guiou os três magos — Baltazar, Gaspar e Belchior — até o local do nascimento de Jesus Cristo, em Belém. Segundo a Bíblia, ela surgiu no céu para anunciar a chegada de Cristo.
Os magos, seguindo sua luz, levaram presentes simbólicos: ouro, representando a riqueza e a realeza, incenso, ligado à fé e à espiritualidade, e mirra, usada por suas propriedades de purificação, simbolizando a limpeza e o cuidado com o recém-nascido.
Continua depois da publicidade
Além de seu significado religioso, a estrela carrega uma forte carga simbólica de orientação, esperança e renovação. Ela é vista como uma ponte entre o divino e o humano, representando a luz que guia a humanidade em meio às dificuldades, e o desejo de transformação interior.
Estudiosos ressaltam que a observação dos astros sempre esteve associada ao sagrado e à busca por sentido além do mundo terreno.
Assim, mais do que um fenômeno astronômico, a Estrela de Belém representa fé, direção e transformação espiritual na tradição cristã e na simbologia universal.
Continua depois da publicidade
Leia também, Cruzeiro de Natal entra em promoção e promete lotar após queda no valor das cabines
No Brasil, a estrela natalina é frequentemente utilizada na decoração de fachadas de casas e em árvores natalinas. Além disso, em algumas cidades é comum a realização de espetáculos de luzes que retratam a estrela que guiou os reis magos.
A estrela de Natal planta, também conhecida como bico-de-papagaio ou poinsétia, é uma espécie vegetal ornamental muito comum em épocas festivas como o Natal. Seu nome científico é Euphorbia pulcherrima e ela é nativa do México.
Continua depois da publicidade
A planta é conhecida por suas brácteas, que são folhas modificadas de coloração vermelha, rosa, branca ou amarela, que se assemelham a pétalas de flores. As verdadeiras flores da planta são pequenas e amarelas, agrupadas no centro da bráctea.
Ao escolher uma estrela de Natal grande para a decoração, é importante considerar o tamanho, o estilo e o material que pode ser papel, plástico, metal ou madeira, para que combine com o ambiente.
Além das opções prontas, é possível confeccionar estrelas em casa de forma simples e criativa com materiais variados.
Continua depois da publicidade
Se quiser dar mais personalidade à sua árvore de natal, fazer a sua própria estrela pode deixar sua decoração mais única e econômica. Confira as informações e o passo a passo abaixo:
O canal Tudo Pra Papelaria produziu um tutorial de como fazer uma estrela de natal com papel, confira abaixo:
Continua depois da publicidade